Banner3Banner2Bunner1

A direção da SPEF na apresentação nacional do FITescolas

Hoje, dia 14 de maio, na Faculdade de Motricidade Humana, é formalmente apresentada a plataforma FITescola

 

Esta plataforma tem como principal finalidade diagnosticar a aptidão física de cada aluno.

 

Nesta cerimónia será assinado o protocolo celebrado entre a Direção Geral da Educação, a Faculdade de Motricidade Humana e o Comité Olímpico de Portugal.

 

O Programa inclui intervenções do Professor Doutor Alves Diniz (FMH-UL), Luís Sardinha (Coordenador da Plataforma FITESCOLA), José Vítor Pedroso (MEC - DGE), José Manuel Constantino (Comité Olímpico de Portugal) e Nuno Crato (Ministro da Educação e Ciência).

 

A direção da SPEF recebeu um convite por parte da direção da FMH - UL e estará presente neste cerimónia.

Entretanto dirigimos a seguinte mensagem ao Coordenador desta Plataforma, Professor Doutor Luís Sardinha:

 

Caro Prof. Dr. Luís Sardinha

Na véspera da apresentação pública da plataforma FITESCOLA não queria deixar de lhe enviar uma breve saudação e o desejo de que este projeto cumpra os objetivos a que se propõe.

Acreditamos que este será um importante instrumento para a afirmação da importância da Educação Física e do Desporto Escolar como elementos estruturantes na promoção da atividade física e da atividade desportiva nas nossas escolas. As possibilidades que esta plataforma trará para a caracterização da atividade física, da aptidão física e dos níveis de sedentarismo dos nosso jovens serão, certamente, um excelente contributo para o trabalho diário dos professores de Educação Física.

Esperamos que o envolvimento demonstrado pelas diferentes estruturas do Ministério da Educação na concretização desta iniciativa de que é coordenador, possa representar um sinal de alteração das políticas seguidas em relação à disciplina de Educação Física, e representem uma mudança no caminho tomado por recentes iniciativas legislativas, no sentido da desvalorização do papel da Educação Física no processo de educação e formação dos nossos jovens. 

Tal como tive a oportunidade de anteriormente lhe comunicar, a SPEF está disponível para a colaboração que se considere importante e necessária.

Manifestando mais uma vez o desejo dos maiores sucessos para esta iniciativa, apresento os meus melhores cumprimentos,

Nuno Ferro

Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014