Banner3Banner2Bunner1

CONVITE - SPEF e CNAPEF organizam a Conferência As Políticas Educativas na EF e DE - Perspetivas e Desafios

 

Caros colegas,

 

A Conferência “As Políticas Educativas na Educação Física e Desporto Escolar – Perspetivas e Desafios” realizar-se-á no próximo dia 1 de julho de 2015, das 9.30h às 13h, no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.

 

PROGRAMA

 

9h30

Receção aos participantes

10h00

Abertura

10h15

Painel de Intervenções:

 

Bloco de Esquerda - Dep. Luis Fazenda

 

Centro Democrático e Social - Dep. Artur Rêgo

 

Partido Comunista Português - Dep. Rita Rato

 

Partido Ecologista "Os Verdes" - A confirmar

 

Partido Socialista - Dep. Laurentino Dias

 

Partido Social Democrata - A confirmar

 

Moderador: Dr. João Jacinto

11h30

Coffee-Break

11h45

Debate

12h45

Encerramento

 

 

As políticas educativas e todo o quadro normativo dos últimos 25 anos no que diz respeito à Educação Física (EF) e ao Desporto Escolar (DE) têm flutuado, ora em torno da sua valorização, ora da sua desvalorização.

 

Paralelamente, a investigação nacional e internacional produzida nos últimos 25 anos continua, de forma unânime, a eleger estas áreas como fulcrais na educação das crianças e jovens.

 

 

Estando mais uma legislatura a chegar ao fim, importa olhar para o momento atual, fazer um balanço das políticas estabelecidas e perceber quais as perspetivas que se desenham para a EF no Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário, bem como o papel desta e do DE no Sistema Educativo Português.

 

 

Neste sentido, a organização desta Conferência tem como objetivo a reflexão e análise desta temática, através da exposição de ideias e eventuais propostas por parte dos diversos partidos com assento parlamentar. A sua realização e as conclusões que dela surgirem, constituem uma etapa que consideramos essencial rumo ao nosso 10º Congresso, pois permitirá que toda a Comunidade Científica e Profissional, reflita sobre as mesmas e possa, de forma construtiva e assertiva, como tem sido prática em todos os nossos Congressos, perspetivar o futuro da EF como área curricular e do DE como área de complemento curricular.


Como sempre, contamos com a participação ativa de todos e de cada um de vós na divulgação e presença nesta Conferência.

 

 

As inscrições são obrigatórias e gratuitas. Clique aqui.


Muito brevemente enviar-vos-emos o Programa da Conferência.

 

 

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014