Bunner1Banner3Banner2

Documento importante - As Recomendações para a promoção da Educação Física nas Escolas Europeias

No passado dia 26 de Agosto, a Sport Unit da União Europeia publicou oficialmente no seu sítio

http://ec.europa.eu/sport/news/2015/0826-expert-physical-activity_en.htm - o documento produzido pelo grupo de peritos “HEPA – Health-enhancing Physical Activity”, relativo às recomendações para promoção da Educação Física nas Escolas Europeias (com ênfase das habilidades motoras durante a infância) e para a criação de interações favoráveis entre a EF e o setor desportivo, privado e as autoridades locais.

 

Este importante documento resulta da coordenação de um grupo de trabalho dirigido pelo representante de Portugal , Dr. Paulo Rocha (IPDJ, IP), ao qual a SPEF, desde já, agradece pela qualidade e importancia desta publicação.

 

 

Não podemos deixar de fazer referência ao importante trabalho de consultoria de várias entidades ligadas a esta matéria, entre as quais a EUPEA, através dos colegas Marcos Onofre e Rose Marie Repond, do qual resultou um documento que consideramos ímpar em termos de sugestões para a qualificação do ensino da Educação Física nas escolas da Europa.

 

 

Gostaríamos de realçar o facto de, no quadro do atual Plano de Trabalho Europeu para o Desporto (2014-2017), pela primeira vez, os Estados-Membro da EU e os principais parceiros internacionais do setor desportivo e educativo assumirem de forma inequívoca a necessidade de promover a Educação Física em todas as dimensões da sua expressão (educativa, social e cultural) de forma a potenciar a criação de um quadro favorável para o seu desenvolvimento futuro.

 

O ambicioso reconhecimento na necessidade de elevar a carga horária da disciplina de EF para valores próximos das 5 horas semanais é apenas uma das múltiplas recomendações que podem contribuir para a consecução deste grande desígnio europeu.

 

Para consulta clique na capa da publicação.

 

 

 Pode também consultar o Quadro Resumo das Recomendações elaborado pelo CNAPEF. Clique aqui

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014