Banner2Banner3Bunner1

A SPEF e o CNAPEF estiveram hoje reunidos com o grupo parlamentar do PCP

As direções da SPEF e do CNAPEF estiveram hoje reunidas com o Grupo Parlamentar do PCP no sentido partilhar as preocupações da nossa comunidade científica e profissional, relativas ao momento atual da área curricular de Educação Física no quadro do sistema educativo nacional.

 

Assistimos nos últimos anos a um forte ataque ao valor educativo desta área curricular, iniciado com a publicação do Dec. Lei 139/2012. A consequente redução da carga horária no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, a inclusão desta disciplina numa área de expressões no 3º ciclo, com disciplinas com as quais não temos qualquer afinidade curricular, a alteração do estatuto avaliativo da disciplina no ensino secundário, a desvalorização da área curricular de Expressão e Educação Físico-Motora no 1º ciclo onde se encontra por cumprir o acesso generalizado de todos os alunos, tal como definido em lei, são algumas das medidas que têm estado no centro das nossas preocupações.

 

A SPEF e o CNAPEF enviaram igualmente pedidos de audiência também aos Grupos Parlamentares do PS e BE, os quais ainda não nos indicaram qualquer data para este efeito.

 

Do mesmo modo solicitámos um outro pedido de audiência ao Presidente da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, que já nos agendou um encontro marcado para o próximo dia 18 de maio - 12h00.

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014