Bunner1Banner3Banner2

Prova de aferição em Expressão e Educação Físico-Motora - 2º ano

 

 

O IAVE fez chegar às escolas informação sobre as Provas de Avaliação Externa para o ano de 2016/17.

 

Realiza-se, pela primeira vez (entre os dias 2 e 9 de maio de 2017), uma prova de Expressão e Educação Físico-Motora, dirigida aos alunos do 2º ano de escolaridade.

 

Esta prova será realizada no contexto do grupo-turma, sendo constituída por tarefas que requerem um desempenho prático em situações com organização individual, em pares ou em grupo.

 

A aplicação da prova, incluindo a preparação do material e a organização da turma para a sua realização, e é da responsabilidade do professor titular da turma.

 

A avaliação é feita com base na observação do desempenho dos alunos, tendo em conta os critérios de classificação definidos para cada tarefa, e ficará a cargo de uma equipa de avaliadores presente no decurso das provas.

 

Esta decisão do Ministério de Educação muito poderá contribuir para uma maior concretização da Educação Física neste nível de ensino e poderá suscitar a constituição de mais projetos colaborativos entre professores titulares de turma no 1º ciclo e os professores de Educação Física dos seus agrupamentos.

 

A realização da prova só por si, não representa a resolução do problema desta área disciplinar neste nível de ensino, mas é um início de grande significado e aguardamos com muita expetativa o desenvolvimento deste processo.

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014