Banner3Bunner1Banner2

O documento Aprendizagens Essenciais em Educação Física está em discussão pública

 

Encontra-se em processo de auscultação pública o documento "Aprendizagens essenciais em Educação Física" apresentado à Secretaria de Estado da Educação e à Direção Geral de Educação, na sequência do projeto de definição do currículo para o Século XXI, competências, conhecimentos e valores numa escolaridade de 12 anos.

 

Para este processo foram convocadas as associações profissionais das várias disciplinas tendo o CNAPEF ficado responsável pelo trabalho na disciplina de Educação Física. Constituiu-se um grupo de trabalho, composto por elementos do CNAPEF e da SPEF, que elaborou esta proposta, apresentada à tutela e agora colocada à discussão.

 

É intenção do Ministério da Educação com este projeto a definição das aprendizagens essenciais para cada ano e disciplina, centradas em conteúdos operacionalizáveis para o desenvolvimento de competências específicas, num modelo de organização de uma página, por disciplina e por ano de escolaridade, que permita:

 

  • identificar as aprendizagens essenciais, em cada disciplina, tornando-as claras para os docentes, alunos e famílias;
  • potenciar a diferenciação pedagógica, o trabalho de projeto, o trabalho interdisciplinar, metodologias e atividades experimentais, o aprofundamento e ou integração de temas relevantes no contexto específico de cada escola; operacionalizar a gestão flexível do currículo;
  • articular o currículo com o perfil do aluno (em elaboração) numa escolaridade obrigatória de 12 anos.

 

O documento está acessível através da seguinte ligação – Aprendizagens Essenciais em Educação Física. Documento para Auscultação Pública.

 

Os pareceres deverão ser enviados através da seguinte ligação  – Envio de Pareceres. Aprendizagens Essenciais em Educação Física. 

 

Para feitos de gestão deste processo solicitamos que todos os pareceres e opiniões sejam enviados até o dia 12 de janeiro de 2017.

 

Para mais informações consultar o site do CNAPEF.

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014