Bunner1Banner2Banner3

O Boletim SPEF em formato digital e em livre acesso

Caros colegas

 

Como será do vosso conhecimento, o Boletim SPEF, a mais antiga publicação periódica de divulgação científica dirigida à comunidade de investigadores e profissionais na área da educação física e desporto, encontra-se numa fase de transição, no que se refere à sua estrutura, regularidade editorial e passagem do formato em papel para formato digital.

 

A partir do próximo número (nº40), o Boletim SPEF será gerido a partir da plataforma de gestão de revistas, a Open Journal Systems (OJS) da Public Knowledge Project (PKP), onde se poderá aceder aos números do boletim, mediante inscrição prévia.

 

Associada à sua digitalização, está a ideia de conseguir uma maior abrangência e a possibilidade da sua indexação nas principais bases de dados de divulgação científica. Esta indexação pressupõe duas condições: a garantia de edições regulares – no caso do Boletim SPEF, teremos dois números anuais – e o seu livre acesso.

 

O livre acesso altera uma condição existente para os sócios da SPEF, que consistia na sua distribuição exclusiva e gratuita. Acreditamos que esta alteração, no sentido de uma maior afirmação do Boletim, não compromete o essencial da relação até agora existente com os nossos sócios: o envio do boletim deixar de ser feito em papel pelo correio e passarão a receber, via correio eletrónico, a indicação do lançamento do número do boletim e respetiva forma de acesso.

 

Assim, a partir deste número, poderá aceder ao boletim através da plataforma de gestão em https://boletim.spef.pt. No primeiro acesso deverá proceder ao registo em https://boletim.spef.pt/index.php/spef/user/register a partir do qual poderá aceder ao seu conteúdo.

 

O futuro e a qualidade do Boletim SPEF dependem da sua capacidade de apresentar um maior alcance e de estimular e cativar a produção escrita de trabalhos em português. Num momento em que as edições regulares em língua portuguesa na nossa área são cada vez mais raras, o Boletim SPEF não desiste de cumprir o seu papel de estímulo à produção científica e à promoção de autores. Contamos com a sua colaboração para a divulgação e apoio ao crescimento da nossa revista.

 

 

A Direção da SPEF

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014