Banner2Banner3Bunner1

Francisco Sobral lança livro Exercício, Saúde e Cultura do Fitness - Realidade e Mitologia

Decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal o lançamento do livro “Exercício, Saúde e Cultura de Fitness – Realidade e Mitologia” de Francisco Sobral numa cerimónia que contou com a apresentação de Jorge Crespo.

 

A obra em causa inicia a nova Colecção Athlema, da Editora Visão e Contextos, que visa publicar ensaios de dimensão reduzida, sobre temas relacionados com o desporto em geral. Nesta primeira obra o Francisco Sobral, no seu habitual estilo, de grande rigor e acutilância, analisa a situação do fitness e, baseado em dados científicos, desmonta alguns mitos enraizados no sector. É uma obra de grande profundidade em termos de análise, mas com uma linguagem dirigida ao leitor comum, que prende a nossa atenção desde o início.

 

Francisco Sobral doutorou-se em educação física na Universidade Técnica de Lisboa, onde fez toda a progressão académica até professor catedrático, em 1989, da Faculdade de Motricidade Humana. Entre 1993 e 2004 foi professor da Universidade de Coimbra. Regeu cursos e orientou investigações em numerosas universidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente em Espanha, Brasil e Estados Unidos, onde foi professor visitante na UNI (University of Northern Iowa). A sua atividade de ensino e investigação tem sido orientada nos domínios da cineantropometria, do desenvolvimento motor e do desporto infanto-juvenil, tendo publicado também trabalhos de caráter teórico e doutrinário no âmbito da educação física e da atividade física das populações. Atualmente coordena o programa de mestrado em desporto na área de especialização de exercício e saúde no Instituto Superior D. Afonso III.

 

Francisco Sobral é sócio fundador da SPEF (nº9), tendo sido  o Presidente da Direção entre os anos de 1993 a 1997.

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014