Banner3Bunner1Banner2

SIC Notícias Grande Reportagem - Somos o que comemos

 

GRANDE REPORTAGEM SIC - Somos o que comemos... (e também aquilo que fazemos)

Interessante reportagem da SIC Notícias (dia 01-04-2015) com particular incidência na qualidade da alimentação das nossas crianças e jovens. 

 

Um estilo de vida saudável passa, não só, por aquilo que comemos no nosso dia a dia, mas também pela qualidade e quantidade da atividade física que proporcionamos aos nossos jovens.

 

José Camoilas, nutricionista do Hospital de Santa Maria afirma que "a redução da carga curricular da Educação Física, enquanto estratégia de promoção de saúde, é um autentico desastre".

 

Olhando para o currículo das escolas e para os seus planos de atividades, que outras “ferramentas” existem com capacidade de influenciar positivamente a adopção de estilos de vida saudáveis?

 

Não podemos continuar a desperdiçar recursos. Todas as nossas crianças e jovens passam pela Escola. Todos os pais estão, desta forma, relacionados com a Escola. Resta termos vontade e competência para querer mudar. Qualquer que seja a estratégia, a actividade física escolar terá que sair reforçada. Educação Física em todas as escolas do 1º ciclo, real e não apenas nas fichas de avaliação de final de período, seria uma boa iniciativa. Valorizar a avaliação da Educação Física nos 2º,  3º ciclo e Ensino Secundário, seria também fundamental para um reforço de comportamentos alinhados com estilos de vida saudáveis.

 

Este é um bom ano para exigirmos mais e melhor do nosso Ministério da Educação e a favor dos nossos jovens.

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014