Banner2Banner3Bunner1

Despacho 6984 A 2015 reforça crédito horário para o DE

As atividades do Desporto Escolar são, deste modo, reforçadas com um aumento do crédito horário, destinado principalmente ao alargamento das actividades do 1º Ciclo de Escolaridade e dos designados Centros de Formação Desportiva.

 

Não deixa de ser curioso verificar que este reforço, sendo desejável, surge numa altura em que se assinala um decréscimo significativo na componente curricular da disciplina de Educação Física, resultado da aplicação do Decreto Lei 139/2012.

 

Assiste-se assim a um decréscimo da componente curricular e obrigatória para todos os alunos (nomeadamente no 3º Ciclo de Escolaridade e Ensino Secundário), reforçando-se a componente de complemento e extensão curricular dirigida só a alunos que voluntariamente querem aceder a este tipo de oferta formativa.

 

É também fortemente questionavel o reforço do Desporto Escolar no 1º Ciclo de Escolaridade, numa altura em que praticamente nenhuma escola cumpre a atividade curricular de Expressão e Educação Físico Motora (obrigatória desde 1989).

 

As direções da SPEF e do CNAPEF tem denunciado este tipo de contradições junto da tutela através de diversos pareceres e tomadas de posição que tem sido divulgados junto da comunidade profissional.

 

Consulte o Despacho 6984 A 2015

 

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014