Banner3Bunner1Banner2

A Educação Física está de luto - faleceu o Professor José Esteves

 

 

 

 

Hoje, no final do dia, fomos confrontados com a triste notícia do falecimento do Professor José Esteves.

 

A Educação Física está de luto: faleceu o Professor José Esteves.
A SPEF presta-lhe a sua sincera e humilde homenagem.

 

"Não troco a promoção desportiva duma centena de crianças das nossas escolas primárias por uma medalha de ouro olímpica”.

                                                                                                                                                                   José Esteves

 

Vitor Serpa, diretor do Jornal A Bola, escreveu assim na edição de 21.11.2015, sobre o Professor José Esteves. Veja este artigo aqui

 

É com grande tristeza e pesar que vos informo que o Professor José Esteves faleceu.
José Esteves foi sem dúvida uma Grande figura do desporto e da educação física em Portugal. Percursor da Sociologia do Desporto com obras muito marcantes como: Crítica à Organização Desportiva Nacional publicado no Boletim do INEF em 1958, O Desporto e as Estrutura Sociais, publicado em 1970, Racismo e Desporto publicado em 1978, entre outros textos e que são obras fundamentais para a reflexão acerca do alcance e significado do desporto. Mas o seu pensamento e obra não se confinaram ao desporto, exerceu a cidadania na sua plenitude. Grande pensador anti-estado novo pertenceu a uma elite que combateu de forma muito inteligente e eficaz o regime totalitário.
Foi aluno do 1º curso do INEF e recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa através da Faculdade de Motricidade Humana.
Chegou a ocupar o cargo de sub-diretor do INEF quando o médico José Andersen Leitão ocupou o lugar de Director (1958-1963) mas as suas ideias contrárias ao regime da altura não lhe permitiram ficar no cargo por muito tempo. Foi, no entanto, um período muito marcante na história do INEF. 
Foi um grande companheiro da nossa Escola, que nunca deixou de visitar enquanto a saúde lhe permitiu dando sempre estímulos aqueles que a dirigiram ao longo de várias gerações. 
O funeral partirá às 16h da igreja das Fontainhas em Cascais 

                                                              Professor José Alves Diniz (FMH-Universidade de Lisboa)

 

Nascido no Minho, filho de pais de condição modesta, frequentou o 1º ano do Curso de Medicina na Faculdade de Lisboa, de que desistiu para abraçar o 1º Curso de Professores de Educação Física em Portugal. Lutou pela democracia no tempo da ditadura salazarista, tendo sido mais conhecido e reconhecido nessa altura pelo seu brio profissional como professor, pela sua intervenção social sobre Educação, pela criação de estruturas para o exercício da profissão docente, em particular no que dizia respeito à Educação Física. Foi muito lido e elogiado na altura o livro de que foi autor Desporto e Estruturas Sociais. Foi professor e treinador de basquete. Durante um período curto, talvez 1 ano, sub-diretor do ex-INEF, sendo o diretor na altura o médico José Anderson Leitão. Foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Técnica de Lisboa.

                                                                                                                                        Professor José Luís Sousa

 

 

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014