Banner2Banner3Bunner1

A Educação Física entrou no Ensino Superior Universitário há precisamente 40 anos

 

No dia 3 de dezembro de 1975 é publicado o Decreto Lei 675/1975 que confere o Estatuto Superior Universitário à Formação em Educação Física.

 

São assim criados o Instituto Superior de Educação Física de Lisboa e o Instituto Superior de Educação Física do Porto e extintos os Institutos Nacional de Educação Física e a Escola de Instrutores de Educação Física de Lisboa e a Escola de Instrutores de Educação Física do Porto.

 

Os Institutos Superiores de Educação Física de Lisboa e do Porto, passaram assim a ser Escolas do Ensino Superior dotadas de autonomia administrativa, pedagógica e científica.

 

As instalações e equipamento do Instituto Nacional de Educação Física e da Escola de Instrutores de Educação Física de Lisboa, bem como os direitos e obrigações de sua titularidade, transferem-se, com dispensa de qualquer formalidade, para a Universidade Técnica de Lisboa, ficando as instalações e equipamento afectos ao Instituto Superior de Educação Física de Lisboa.

 

As instalações, equipamento, direitos e obrigações da Escola de Instrutores de Educação Física do Porto transitam, com dispensa de qualquer formalidade, para a Universidade do Porto, ficando as instalações e equipamento afectos ao Instituto Superior de Educação Física do Porto.

 

Consulte aqui o Dec. Lei 675/75 de 3 de dezembro que assinala esta importante data.

 

Pode também consultar aqui o Dec. Lei 30279 de 23 janeiro 1940 que criou o INEF.

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014