Bunner1Banner3Banner2

A EF deverá ou não contar para a média de acesso ao ensino superior?

O Blog "Com Regras" efetuou, na passada semana, uma sondagem que tinha como base a seguinte questão:

 

A disciplina de educação física deve contar para a média de acesso ao ensino superior?

 

No dizer dos organizadores esta terá sido a sondagem mais participada (2699 votos), partilhada e comentada de todas, o que prova bem a importância que o público em geral atribui a esta questão.

 

Os resultados desta sondagem foram os seguintes: 

 

 

Paulo Guinote, autor do blog, produziu de seguida um curto comentário, no mínimo muito discutível e pouco fundamentado sobre estes resultados.

Em jeito de comentário diremos que foram mais de 2500 respostas (muito mais que algumas sondagens políticas) em que 73% (são quase 3/4 dos votantes nesta sondagem pública, também ao contrário das políticas que são escolhidas) considera que a EF deve fazer parte do cálculo da nota final para o Ensino Secundário e para o acesso ao Ensino Superior. O comentário tendencioso e preconceituoso, assumido pelo autor da blog, espelha bem a falta de argumentos e conhecimento sobre educação que paira na sociedade, e em especial sobre o que os Programas de Educação Física advogam numa lógica eclética, multilateral, inclusiva, emancipadora, e de promoção da saúde (e não de atletas, valorização de sobredotados fisicamente, ou alunos que se portam bem e comparecem às aulas). Antes de nos posicionarmos contra (ou a favor) de algum tema, tenhamos a sensatez de nos informarmos devidamente.

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014