Bunner1Banner3Banner2

SPEF presente na Mesa Redonda Nacional dedicada às Profissões do Desporto

A SPEF esteve presente na Mesa Redonda Nacional - Profissões do Desporto - Competências no Desporto em Portugal e na União Europeia, realizada na ESDRM - Escola Superior de Desporto de Rio Maior, no passado dia 7 de dezembro 2016.

 

 

 

 

Este encontro reuniu uma série de entidades que se encontram diretamente ligadas ao fenómeno desportivo em Portugal nas sua mais diversas vertentes (formação, gestão, investigação, recursos humanos). 

 

A sessão teve início com a apresentação de cada um dos presentes e com uma comunicação do Dr. Stephen Studd (Director do Desenvolvimento do EOSE - European Observatoire of Sport and Employment). onde foi retratada a missão, a rede, as actividades e as competências desta entidade.  

 

Carregue na imagem e aceda ao link de EOSE.

 

 

O EOSE corresponde a uma rede de organizações cuja sede em Portugal é representada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O propósito deste encontro foi também o da constituição de uma Rede Nacional de Stakeholders que venha a colaborar na execução deste projeto europeu.

 

No periodo da tarde, o Dr. Mário Baptista, do Instituto Nacional de Estatística apresentou A Conta Satélite do Desporto, que retrata a realidade económica do Desporto em Portugal.

 

No âmbito da Conta Satélite do Desporto (CSD) foram identificadas cerca de 25 mil entidades cuja atividade representou, em média, 1,2% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 1,4% do emprego (Equivalente a Tempo Completo - ETC) da economia portuguesa, no triénio 2010-2012. A remuneração média na CSD excedeu em cerca de 5% a remuneração média nacional, resultado determinado pela elevada remuneração média observada nas sociedades desportivas.
A CSD contempla, além das atividades desportivas (0,3% do VAB e emprego), as atividades necessárias para realizar desporto (0,6% do VAB e 0,9% do emprego) e atividades em que o desporto é um contributo importante para os seus processos de produção (0,3% do VAB e 0,2% do emprego).

 

 

Conheça esse estudo aqui.

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014