Banner2Banner3Bunner1

Professora Ana Quitério edita livro O Caminho para a Literacia Física

O presente livro procura contribuir para uma reflexão de natureza pedagógica sobre um dos possíveis caminhos para o desenvolvimento e alcance da literacia física, conhecida como a motivação, a confiança, a competência física, a compreensão e o conhecimento necessários para se manter um nível de atividade física adequado ao longo da vida.

 

Socorrendo-se de um quadro teórico alargado e multidisciplinar, este livro oferece um retrato de uma abordagem pedagógica de desenvolvimento da educação física em Portugal, ilustrando a sua conceção assente na formação eclética e multilateral dos alunos.

 

Esta ideologia visa a formação de um repertório motor e a apropriação de uma cultura motora que permite aos jovens desenvolverem o gosto pela prática regular de atividade física e a aquisição de competências, atitudes, valores e conhecimentos que facilitam a promoção da sua autonomia para serem ativos ao longo das suas vidas.

 

Os processos de desenvolvimento curricular e de avaliação são enquadrados à luz desta grande meta, sublinhando a importância da aprendizagem de um vocabulário motor fundamental e desenvolvimento da competência motora como base da literacia física.

 

Pode adquirir este livro aqui.

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014