A IPA Portugal prossegue o seu trabalho de preservação, promoção e defesa do direito a brincar com o lançamento de um questionário denominado "Mapa do Brincar em Portugal".
A IPA Portugal desenvolveu este questionário com o objectivo de elaborar o mapeamento de projectos formais, informais ou individuais que têm como foco defender e promover, directa ou indirectamente, o Direito a Brincar. Podem ser projectos/acões de intervenção social, educativa, desportiva, etc. Desta recolha de informação, resultará um mapa de onde vão constar o nome dos projectos, a zona geográfica de intervenção, o contexto da intervenção e o público alvo.
Esta iniciativa de mapeamento dos projectos/iniciativas existentes em Portugal tem como objectivo criar uma futura rede e sinergias entre os diferentes parceiros, no sentido de fomentar uma partilha de práticas e um fórum de discussão e de reflexão mais alargado relacionado com a promoção do brincar, tal como se encontra previsto no artigo 31ª da Convenção dos Direitos da Criança.
No actual momento, marcado pela situação pandémica causada pela COVID-19, surgiram novos constrangimentos ao nível das oportunidades para as crianças, nos espaços escolares e comunitários, com implicações nefastas no bem-estar e desenvolvimento das crianças. Como tal, o mapeamento das iniciativas e projectos relativos à provisão de oportunidades de promoção, directa ou indirecta, do Direito a Brincar é ainda mais relevante.
Neste sentido, gostaríamos de vos solicitar que partilhem o link deste questionário com os vossos contactos relevantes para o efeito de disseminação do mesmo, de modo a que os diferentes projectos/organizações/instituições espalhadas por Portugal, que trabalham na área da promoção do brincar, possam participar neste mapeamento. O período de respostas para o questionário vai-se estender até meados de Julho, de modo a garantir o máximo de respostas possíveis.
O link de acesso ao questionário "Mapa do Brincar em Portugal" é este:
https://forms.gle/CLN94Zqjx822ZZe76
Obrigado pela vossa atenção e tempo. Um abraço e um até breve com mais notícias do trabalho que estamos a realizar.
P´lo IPA Portugal,
Frederico Lopes.