Bunner1Banner3Banner2

Estórias da Educação Física

 

 

 

A 1ª Tertúlia, organizada pela SPEF e pelo CNAPEF,  foi designada "Estórias da Educação Física",  e realizou-se em 28-11-2014 na Faculdade de Motricidade Humana.

 

Teve como principais intervenientes e dinamizadores os professores Olímpio de Sousa Coelho e David Monge da Silva, devidamente moderados pelo professor José Brás.

 

 

Se, por acaso, não teve oportunidade de ter estado presente nesta Tertúlia ou a pretende revisitar consulte estes 3 vídeos que retratam este momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olímpio de Sousa Coelho

 

   

 

Licenciado em Educação Física no ex-INEF. Em 1976 foi nomeado professor efetivo de Educação Física na Escola Básica Francisco Arruda, função que desempenhou até à aposentação em 2003. Neste contexto foi Orientador de Estágio, Vice-Presidente do Conselho Diretivo e Presidente da Assembleia de Escola. No Ensino Superior exerceu funções docentes no ex-INEF (1972-1975) e desde 1993 na ULHT (Pedagogia do Desporto). Foi membro da Comissão Instaladora dos ISEF`s e Chefe de Divisão de Formação do ex-Instituto Nacional do Desporto (1976-1978). Praticante de Basquetebol prolongou a sua ligação a esta modalidade como Treinador durante 27 anos, como Formador de Treinadores desde 1974 e como fundador e dirigente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol. Participou na criação e coordenação das Revistas Horizonte, Treino Desportivo e O Treinador.  

 

David Monge da Silva

 

 

  

 

É atualmente professor universitário de História do Desporto e Treino no Desporto na Universidade Autónoma de Lisboa.  Foi professor de Educação Física (até 2009) durante muitos anos no Liceu Camões, atual Escola Secundária de Camões. Desde sempre ligado ao fenómeno do treino desportivo, esteve ligado à preparação de diversas equipas e seleções de futebol, andebol, hóquei em patins e judo.  Foi professor de Teoria e Metodologia do treino no antigo ISEF entre os anos de 1977 e 1979. Esteve desde sempre ligado à formação de treinadores, tendo integrado os quadros do Instituto de Desporto de Portugal e trabalhado diretamente com diversas Federações Desportivas. Trata-se de uma personalidade de referência no domínio da formação de professores e treinadores  tendo influenciado muitos profissionais ligados às mais diversas modalidades.

 

José Gregório Viegas Brás

 

 

 

Professor Associado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) em Lisboa. Doutor em História da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Pos- doc em História da Educação na Universidade de Salamanca, Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em Educação Física pela FMH-UTL . Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Colonial e Pós-colonial Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)  e membro do Centro de Estudos de Educação Física e Desporto Escolar. Investigador de projetos financiados pela FCT.  É editor da Revista Lusófona da Educação e da revista eletrónica Entretextos e faz parte do Conselho de Redação da revista Gymnasium. É autor de obras e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais no campo da História da Educação, da História da Educação Física e Desporto, da Filosofia e da Ética e Deontologia Profissional. 

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014