Bunner1Banner2Banner3

Boletim SPEF Normas para publicação

Instruções para publicação em números futuros

 

O BOLETIM SPEF pretende ser um veículo de divulgação de conhecimento científico associado às diferentes componentes da atividade física, dirigido aos profissionais de Educação Física e Desporto. Constitui assim um espaço aberto à publicação de trabalhos científicos para especialistas das diferentes áreas envolvidas no estudo e compreensão da atividade física, sejam eles fruto de investigação original ou de sínteses temáticas.

 

Temas

O BOLETIM SPEF procura garantir uma diversidade temática que cubra os interesses dos diferentes campos de intervenção dos profissionais de Educação Física e Desporto. Assim, serão aceites artigos nas seguintes temáticas:

– Educação;

– Exercício e Saúde;

– Treino Desportivo.

O Boletim está também aberto à publicação de trabalhos noutros temas afins ao estudo da atividade física para além dos mencionados previamente, desde que preencham requisitos de pertinência, interesse e qualidade.

 

Tipos de trabalhos admitidos para publicação

1. Artigos decorrentes de investigações originais – referem-se a relatos de trabalhos experimentais originais.

2. Artigos de síntese e de divulgação científica – visam uma atualização e sistematização de conhecimentos sobre determinado tema, com base em pesquisa bibliográfica.

3. Artigo de opinião – espaço destinado à crítica e discussão, nomeadamente de artigos publicados em números anteriores do BOLETIM SPEF, que não deverão exceder duas páginas.

 

Estrutura dos artigos (referidos em 1 e 2)

Página de título: A primeira página deve incluir o título do artigo, nome(s) do(s) autor(es), instituição a que o(s) autor(es) se encontra(m) vinculado(s), contacto do autor de contacto (nome e apelido, afiliação, morada da instituição a que pertence, telefone, email), data de submissão, declaração de conflito de interesses. No caso de não existirem conflitos de interesses deve ser escrita a seguinte frase – “Os autores do artigos declaram que não existem conflitos de interesses”.

Resumos: Em páginas separadas devem aparecer o resumo em português e inglês. Caso o artigo seja escrito em espanhol deve ter um resumo em espanhol.

Texto (para os artigos decorrentes de investigações originais): É recomendável que apresentem a seguinte estrutura – introdução, métodos e procedimentos, resultados, discussão, conclusão.

 

Formatação dos artigos

Os artigos não devem exceder as 4500 palavras, sem contar com as referências bibliográficas, resumos e tabelas.

Os textos devem ser redigidos num processador de texto word (.doc ou .docx), em formato A4, com margens de 3 cm em todos os lados.

O tipo de letra deve ser Arial, tamanho 11, espaçamento 1.5.

 

Referências bibliográficas

A utilização de referências bibliográficas no texto deve ser reduzida ao mínimo indispensável, devendo ser referenciado apenas o primeiro autor (no caso de serem mais de dois autores) e o ano.

A lista bibliográfica referenciada no texto deverá ser mencionada na última página de acordo com os exemplos que se seguem:

a) Artigo numa publicação periódica:

Fitts, P. (1954). The information capacity of the human motor system in controlling the amplitude of movement. Journal of Experimental Psychology, 47, 381-391.

b) Livro:

Moreno, A. (1978). Fisiologia do Aparelho Locomotor. Lisboa: Matriz Publicidade.

c) Artigo ou capítulo num livro:

Henneman, E. (1974). Motor Function of the Cerebral Cortex. In V.B. Mountcastle (Ed.). Medical Physiology (pp. 747-782). Saint Louis: The C.V.Mosby Company.

d) Atas de congressos, simpósios ou seminários:

Funato, K., Matsuo, A., Ikegawa, S. & Fukunaga, T. (1995). Force-velocity characteristics between weightlifters and bodybuilders in mono and multiarticular movements. In K. Hakkinen, K. Keskinen, P. Komi & A. Mero (Eds.), Book of Abstracts. XV the Congress of the international Society of Biomechanics (pp. 294-295). Jyvaskyla: University of Jyvaskyla.

e)Teses de mestrado ou doutoramento:

Espanha, M. (1996). Efeitos do treino de corrida moderada na capacidade de reparação da cartilagem articular após lesão mecânica profunda. Estudo experimental no rato. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

 

Quadro e figura

Os Quadros e Figuras devem ser aparecer no final do trabalho, depois das referências bibliográficas. No texto deve ser indicado o local desejável para o aparecimento dos quadros e das figuras.

 

Forma de submissão dos trabalhos para publicação

Os autores devem remeter os originais para análise do Conselho Editorial na sua forma definitiva através do correio eletrónico – geral@spef.pt.

Caso não seja possível enviar eletronicamente, poderão enviar para:

SPEF – Apartado 103,

2796-902 Linda-a-Velha

 

Apreciação dos trabalhos candidatos a publicação

Os artigos submetidos para publicação no Boletim SPEF serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial indicados em função da área científica em que os mesmos se inscrevem. Na sequência desta apreciação, os artigos poderão ser rejeitados, admitidos para publicação sob condição de revisão de acordo com as sugestões expressas pelos conselheiros, ou aceites para publicação sem revisão. Este parecer será produzido num prazo máximo de 4 meses após a data de registo de submissão. A data de publicação do artigo obedecerá ao planeamento editorial adotado. As datas de receção e publicação dos artigos serão anunciadas nos originais.

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014