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Porque melhoram os resultados PISA em Portugal?

Neste relatório sintetiza-se a análise dos dados PISA (Programme for International Student Assessment) elaborada pelo projeto aQeduto entre dezembro 2015 e outubro de 2016.

 

Este projecto resultou de uma parceria conjunta do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), com o objetivo de contribuir para um debate público, sustentado em evidência científica, no domínio da educação. O aQeduto debruçou-se sobre os dados provenientes do estudo internacional PISA, indo mais além do que os tradicionais rankings, divulgados sempre que o relatório de um novo ciclo de estudos é apresentado. Neste trabalho, a partir da informação disponível, procurou-se explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA (2000 a 2015), nomeadamente identificar os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos últimos quinze anos, tendo em conta três eixos fundamentais:

i) os alunos;

ii) as escolas;

iii) e o país.

 

Consulta aqui este documento.

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014