Banner3Banner2Bunner1

Aprendizagens Essenciais para a Educação Física (Cursos Profissionais) em Consulta Pública

Vimos, por este meio, informar que está em consulta pública, até dia 29 de novembro de 2019, o documento da ANQEP que enquadra e identifica as Aprendizagens Essenciais em Educação Física para os Cursos Profissionais, como disciplina integrante da componente sociocultural.

 

Pelo enquadramento que esta referência curricular assume, indicando:

 

  • o que os alunos devem saber (os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados concetualmente, relevantes e significativos);
  • os processos cognitivos que devem ativar para adquirir esse conhecimento (operações/ações necessárias para aprender); 
  • o saber fazer a ele associado (mostrar que aprendeu), numa dada disciplina – na sua especificidade e na articulação horizontal entre os conhecimentos de várias disciplinas” (site da ANQEP em http://www.anqep.gov.pt/default.aspx).

Este documento é bastante importante para todos os Professores de Educação Física, especialmente para aqueles docentes que leccionam nos cursos profissionais.

 

Este documento, comparativamente com aquele que enquadra as Aprendizagens Essenciais para os Cursos Regulares no Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem uma novidade apresentando sugestões para a avaliação de cada módulo.

 

A sua análise deste documento, e apresentação de sugestões de melhoria (a ANQEP dispõe de um formulário próprio para o efeito), serão importantes para que esta referência curricular possa estar alinhada com as finalidades da Educação Física como componente da formação sociocultural dos Cursos Profissionais.

 

Ver Questionário de Educação Física dos Cursos Profissionais

 

Ver Proposta da ANQEP para as Aprendizagens Essenciais da Educação Física para os Cursos Profissionais

 

 

 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014