Banner3Bunner1Banner2

COVID 19 - Mensagem SPEF 2

A Direção da Sociedade Portuguesa de Educação Física vem reiterar "a nossa: preocupação com a situação que o mundo e em particular o nosso país atravessam; solidariedade com os mais afetados/vulneráveis, por razões de saúde, familiares, profissionais ou outras; e disponibilidade para o que considerem útil e/ou necessário, dentro do nosso âmbito de intervenção e das nossas possibilidades".

 

E é relativamente ao nosso "âmbito de intervenção" que queremos partilhar convosco as questões que consideramos mais prementes, no momento em que estamos ainda a trabalhar no sentido de encontrar algumas possíveis respostas:

 

Na Educação Física

A possibilidade de as nossas crianças e jovens, no contexto educativo, ficarem privadas dos seus principais benefícios (conforme expresso nas finalidades da disciplina[1]) no caso de o trabalho não presencial se estender até final do ano letivo;

 

No Desporto

As consequências da interrupção dos normais processos de treino e competição, desde a formação ao alto rendimento, com impacto imprevisível a curto, médio e longo prazo;

 

No Exercício e Saúde

O previsível decréscimo dos já muito reduzidos níveis de Atividade Física da população portuguesa, não obstante o facto, com o qual nos regozijamos, de a mesma ter sido considerada essencial no contexto do "dever geral de recolhimento domiciliário".

 

Procuraremos manter-nos em contacto com os sócios SPEF, e demais colegas que acompanham com regularidade a nossa ação, a propósito destas temáticas.

 

Renovamos o apelo para que: "tenhamos papel ativo e responsável junto das nossas comunidades profissionais; cumpramos e promovamos o cumprimento das indicações oficiais, sejam de natureza geral ou específica das nossas áreas de intervenção; e contribuamos ativamente para evitar a difusão de "informação" que nos chegue por outras vias". Nesse sentido segue alguma informação que consideramos poder ser-vos útil.

 

Ao dispor,

A Direção da Sociedade Portuguesa de Educação Física 

 

 

[1]1. Desenvolver a aptidão física, na perspetiva da melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar;

2. Favorecer a compreensão e aplicação dos princípios, processos e problemas de organização e participação nos diferentes tipos de atividades físicas, na perspetiva da animação cultural e da educação permanente, valorizando, designadamente, a éticaeoespíritodesportivo,aresponsabilidadepessoalecoletiva,acooperação e a solidariedade e a consciência cívica na preservação das condições de realização das atividades físicas, em especial a qualidade do ambiente;

3. Reforçar o gosto pela prática regular das atividades físicas e aprofundar a compreensão da sua importância como fator de saúde ao longo da vida e componente da cultura, quer na dimensão individual, quer social;

4. Assegurar o aperfeiçoamento dos jovens nas atividades físicas da sua preferência, de acordo com as suas características pessoais e motivações, através da formação específica e opcional, num conjunto de matérias que garanta o seu desenvolvimento multilateral e harmonioso.

 

 

Procure preferencialmente informação nos sítios oficiais!

 

Consulte aqui a lista dos sítios oficiais recomendados!

 



 

Socieadade Portuguesa de Educação Física - 2014