A APEF Foz Tejo, em parceria com o Centro de Formação do CNAPEF, CNAPEF e a SPEF, irá realizar, no dia 7 de julho de 2022, um Seminário em formato WEBINAR dedicado à temática “O Impacto do Despacho n.º 6605-A/2021 nas Aprendizagens dos Alunos na Educação Física – Análise do ano letivo 2021/2022 e preparação do ano letivo 2022/2023”.
Esta iniciativa, com a duração de 4 horas, em regime de WEBINAR, terá como finalidade promover uma análise e discussão relacionada com os documentos curriculares que, atualmente, servem como referência aos processos de desenvolvimento curricular no Ensino Básico, Ensino Secundário e Cursos Profissionais.
Objetivos
Promover esclarecimentos sobre as orientações nacionais/formais para o currículo da Educação Física;
Reforçar a ligação essencial entre Aprendizagens Essenciais na Educação Física, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Programas de Educação Física;
Partilhar boas práticas na utilização das Aprendizagens Essenciais na Educação Física, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e Programas de Educação Física para o desenvolvimento do currículo na Educação Física;
Concorrer para a preparação do ano letivo 2022/2023, nomeadamente no que diz respeito aos projetos curriculares de AE para a Educação Física;
Concorrer para construir um documento que sintetize um conjunto de orientações na utilização dos referenciais existentes para o Desenvolvimento do Currículo na Educação Física.
Cronograma
A formação está agendada para o dia 7 de julho, entre as 09h00 às 13h00.
HORÁRIO/DESCRIÇÃO/INTERVENIENTES
9:00-9:20 - Sessão de Abertura - João Ribeiro – APEF Foztejo; Avelino Azevedo – CNAPEF;
Nuno Ferro – SPEF
9:20-09:50 - Enquadramento das Aprendizagens Essenciais na Educação Física (AEEF)
Equipa CNAPEF e SPEF – AEEF
09:50-10:10 - Análise do impacto do Despacho n.º 6605-A/2021 nas Aprendizagens dos Alunos na EF – Opinião de Coordenadores de Grupo de Educação Física Paulo Pereira – ES do Pinhal Novo; Coordenador GEF – A confirmar
10:10-10:30 - Análise do impacto do Despacho n.º 6605-A/2021 nas Aprendizagens dos Alunos na EF – Opinião de Diretores de AE e ENA Direção de AE/ENA – A confirmar
10:30-11:00 - Análise do impacto do Despacho n.º 6605-A/2021 nas Aprendizagens dos Alunos na EF – Opinião de Coordenadores de Estágio Pedagógico em EF Luís Bom – ULHT
Marcos Onofre – FMH-UL
11:00-11:20 - Análise do impacto do Despacho n.º 6605-A/2021 nas Aprendizagens dos Alunos na EF – Opinião da Direção Geral de Educação Hélder Pais – Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da DGE.
11:20-11:40 - Intervalo
11:40-12:10 - Perguntas – Respostas Participantes do WEBINAR
12:10-12:30 - Orientações do movimento associativo para os processos de desenvolvimento curricular para a Educação Física no ano letivo 2022/2023 - João Ribeiro – APEF Foztejo
Avelino Azevedo – CNAPEF; Nuno Ferro – SPEF
12:30-12:50 - Preenchimento do questionário – Principais Desafios para o Currículo da Educação Física no ano letivo 2022/2023.Participantes do WEBINAR
12:50-13:00 - Sessão de Encerramento Nuno Fialho – Centro de Formação do CNAPEF
Público Alvo
Professores de Educação Física dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.
Modalidade de Formação
Nos termos dos artigos 2.º- alínea e), 3.º, 4.º – alínea b) e 5.º, do Despacho n.º 5741/2015, para os efeitos previstos no artigo 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a participação nesta ação de formação, com a duração de 4 horas, poderá relevar para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Inscrições
A taxa de inscrição individual é a seguinte:
Associados de qualquer APEF ou SPEF – 4 euros (mediante comprovativo da validade de associação a uma qualquer APEF ou à SPEF);
Não associados das APEFS ou da SPEF – 8 euros.
Inscrições até dia de 5 julho de 2022, pelas 21:00h, estando limitadas à capacidade da plataforma zoom.
A inscrição é realizada, obrigatoriamente, através do preenchimento de um formulário digital. Para conseguir completar a sua inscrição terá de ter em sua posse, para upload, o comprovativo da transferência bancária em formato digital (PDF ou JPEG).
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