
Caros Sócios da SPEF,
No passado dia 25 de setembro, realizámos uma reunião crucial para discutir as aprendizagens essenciais e o seu impacto no currículo de Educação Física. A participação de 600 inscritos demonstra a nossa força e mobilização. Aqui ficam os pontos principais abordados e um apelo à ação.
Resumo da Reunião
1. Clarificação das Aprendizagens Essenciais: As aprendizagens essenciais não devem ser confundidas com o currículo completo de Educação Física, mas sim vistas como uma parte essencial dele. É fundamental que os professores adaptem estas aprendizagens ao contexto específico das suas escolas, assegurando uma gestão curricular flexível e adaptada.
2. Avaliação Formativa: A avaliação deve focar-se na melhoria contínua das aprendizagens dos alunos, promovendo uma avaliação formativa que ajude efetivamente na progressão dos alunos. A aptidão física deve ser avaliada com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos alunos.
3. Inclusão de Matérias Alternativas: As aprendizagens essenciais devem ser complementadas por matérias alternativas, proporcionando uma formação mais abrangente e diversificada. Isto permite que os alunos desenvolvam competências motoras, cognitivas e sociais de forma mais completa.
4. Equidade no Acesso ao Currículo: As normas de referência para o sucesso devem garantir um processo de equidade no acesso aos elementos avaliativos em todas as escolas, assegurando que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem.
5. Colaboração e Partilha de Boas Práticas: É essencial que os professores colaborem entre si, partilhando boas práticas e recursos que possam enriquecer o ensino e a aprendizagem. A participação em formações e encontros profissionais é crucial para a atualização contínua.
Apelo aos Professores de Educação Física
Caros colegas, a implementação eficaz das aprendizagens essenciais depende de cada um de nós. É fundamental que:
Adaptemos o currículo às necessidades específicas dos nossos alunos, garantindo uma gestão flexível e contextualizada.
Promovamos uma avaliação formativa, focada na melhoria contínua das aprendizagens e na promoção da saúde e bem-estar dos alunos.
Integremos matérias alternativas no currículo, proporcionando uma formação mais rica e diversificada.
Asseguremos a equidade no acesso ao currículo, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem.
Colaboremos e partilhemos boas práticas, enriquecendo o nosso ensino e aprendizagem através da troca de experiências e recursos.
A nossa profissão é vital para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Juntos, podemos valorizar e fortalecer o currículo de Educação Física, promovendo uma educação mais completa e significativa. Contamos com o vosso empenho e dedicação para continuar a fazer a diferença na vida dos nossos alunos.
Vamos juntos construir um futuro melhor para a Educação Física em Portugal!
Com os melhores cumprimentos,
A Direção da SPEF
Excellent material; I'll tell my friends to check it out. Thanks for sharing! When you have time, visit: run 3
Combining strategy and entertainment, run 3 is a laid-back yet interesting game. This is a fantastic game for simple stress release, challenge, or time passing.
If you want to experiment with your fantasies and desires, Aerocity Escort are always available for safe, judgment-free services. There are various types of services, from BDSM and role-play to much more. You can really get wild.
Parabéns pela mobilização de tantos professores e pela organização desta reunião tão importante! A Educação Física merece todo esse empenho. Estou totalmente de acordo com a ideia de integrar matérias alternativas para enriquecer o currículo. In Subway Surfers Online, players take on the role of young graffiti artists who, upon being caught in the act of tagging a metro railway site, run along the tracks to escape the inspector and his dog.
Generally, these services help people who want to enjoy an evening out, social events, or good times with someone. Escalating the Arjun Nagar Call Girls industry popularity in Arjun Nagar can be attributed to affluence and high-class clientele in the city.