SPEF colabora, como instituição não governamental, no Projeto EUMOVE


A inatividade física é um desafio público mundial e um dos principais fatores de risco para o sobrepeso e a obesidade. Apesar dos benefícios bem reconhecidos da atividade física (AF), apenas 29% dos jovens europeus cumprem diretrizes recomendadas de pelo menos 60 minutos de PA moderada a vigorosa diária. O ambiente escolar oferece um ambiente ideal para promover estilos de vida saudáveis entre os jovens, pois iniciativas podem atingir todos os alunos e toda a comunidade escolar. O principal objetivo deste projeto é projetar e implementar um conjunto abrangente de estratégias e recursos para permitir que a comunidade educacional promova estilos de vida saudáveis, a fim de reduzir os fatores de risco para doenças não transmissíveis.


O EUMOVE constitui um projeto de 3 anos implementado por uma colaboração entre instituições acadêmicas e não governamentais da Espanha, Portugal, França, Itália e Reino Unido.






Os beneficiários diretos do projeto incluirão dirigentes escolares, professores e pais, e os beneficiários indiretos serão alunos dos ensinos básico e secundário. O projeto EUMOVE desenvolverá um conjunto de estratégias e recursos como Kit de Ferramentas de Aulas Fisicamente Ativos, Plataforma de Pausas Ativas em Tempo Real, Kit de Ferramentas de Deslocamento Escolar Ativo, Unidades de Aprendizagem sobre promoção de estilos de vida saudáveis, kit de ferramentas de líderes escolares, kit de ferramentas de pais sobre promoção de estilos de vida saudáveis e APP. A divulgação do projeto será implementada em cada região parceira e inclui: Divulgação on-line através de uma Plataforma de Aprendizagem , Seminários Científicos voltados para professores e pesquisadores, Oficinas com professores, incluindo treinamento sobre como usar os recursos didáticos, e Oficinas com pais que fornecem recomendações para promover o estilo de vida saudável em seus filhos.

Assim, o projeto EUMOVE oferece recursos baseados em evidências e inovadores a serem aplicados pela comunidade educacional no cenário real para promover os níveis de AF, hábitos alimentares e de sono adequados e reduzir o tempo sedentário entre crianças e adolescentes em vários países europeus.


59 visualizações0 comentário