A integração da EF no projeto curricular do 1º CICLO
6 a 21 de março 2026

Curso de Formação CCPFC/ACC-135638/25
Formadora: Vanda Guerra
Duração: 25h
População-Alvo: Grupos 260 e 620
Calendário:
6 a 21 de março 2026
Local:
Externato Florinda Leal (Estoril)
Modalidade:
b-Learning (presencial e online)
Descrição
A crescente prevalência do sedentarismo e do excesso de peso infantil em Portugal coloca desafios urgentes à promoção de estilos de vida ativos e saudáveis. Neste contexto, a escola assume um papel determinante na criação de oportunidades educativas que promovam o desenvolvimento motor, o bem-estar e uma relação positiva com a atividade física ao longo da vida.
A Educação Física, enquanto área curricular obrigatória no 1.º Ciclo, possui identidade e contributos próprios, sustentados num corpo de conhecimentos que promove a literacia motora, o desenvolvimento socioemocional, a autorregulação, a cooperação e a compreensão do corpo em ação. A sua função no currículo ultrapassa a perspetiva da mera compensação ou promoção da saúde, constituindo-se como um domínio essencial na formação integral das crianças, com aprendizagens e objetivos específicos.
A investigação demonstra que não é qualquer atividade física que produz benefícios educativos significativos, mas sim a atividade intencionalmente estruturada, planeada com rigor pedagógico e orientada para o desenvolvimento de competências. Quando ocorre articulação com áreas como Português, Matemática, Estudo do Meio ou Educação Artística, a Educação Física mantém a sua autonomia conceptual, ao mesmo tempo que amplia e enriquece as oportunidades de aprendizagem — valorizando o jogo, o lúdico, os materiais e o corpo como mediador de experiências e de construção de conhecimento.
Em coerência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as OCEPE e as Aprendizagens Essenciais do 1.º Ciclo, torna-se imprescindível capacitar os professores para conceber, implementar e avaliar abordagens curriculares que assegurem a presença efetiva e qualificada da Educação Física no projeto curricular de escola. A diversidade dos modelos organizativos existentes (monodocência, coadjuvação, coadocência e soluções híbridas) constitui uma oportunidade para reforçar o estatuto e a qualidade da área, contribuindo para uma escola mais ativa, inclusiva, inovadora e promotora de saúde e de sucesso educativo.
Nota Biográfica
Formação académica relevante:
Doutoramento em Motricidade Humana
Mestrado Pré-Bolonha em Desenvolvimento Motor na variante de desenvolvimento da criança
Licenciatura Pré-Bolonha em Ciências do desporto - Ramo de Educação Física e Desporto Escolar.
Funções profissionais atuais:
Professora de Educação Física nos cursos de Licenciatura em Educação Básica e no Mestrado em Educação Básica e pré Escolar na Escola Superior de educação João de Deus;
Orientadora de estágio de Educação Física dos Mestrados de Educação Física 3º ciclo e Secundário, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH).
Professora de Educação Física do pré escolar e 1º ciclo no Externato Florinda Leal.
Formadora de Motricidade Infantil pela GNOSIES
Principais áreas de investigação ou intervenção
Motricidade infantil; Educação Física no pré escolar e 1º ciclo; Interdisciplinaridade da Educação física com o currículo do 1º ciclo.
Experiência relacionada com a temática do workshop que irá dinamizar
Diariamente com os meus alunos do Externato Florinda Leal e dos estudantes da Escola Superior de Educação João de Deus, para além nas inúmeras formações na área.
Bem como investigação e projetos que tenho conduzido
