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Educação Física na Educação Pré-Escolar

23 janeiro 2025 a 7 de fevereiro 2026

Sede SPEF  +  EB 2,3 Gonçalves Zarco (Lisboa)  +  Domicílio

Curso de Formação: CCPFC/ACC-135497/25

Duração: 25h

Formadora: Rita Alexandre

População-Alvo: Grupos 260 e 620

Calendário:

23 janeiro 2025 a 7 de fevereiro 2026

Local:

Sede SPEF + EB 2,3 Gonçalves Zarco (Lisboa) + Domicílio

Modalidade:

b-Learning (presencial e online)

Descrição

Problemática: Na atualidade, as crianças em idade pré-escolar enfrentam desafios que ultrapassam a vertente exclusivamente motora e de saúde. Em Portugal, as evidências mostram que aproximadamente um terço das crianças apresenta excesso de peso ou obesidade, o que constitui um problema de saúde pública com impacto direto no bem-estar e no desenvolvimento integral. (Valente et al., 2024)

A par desta realidade, verifica-se um aumento significativo do sedentarismo, particularmente associado ao uso de ecrãs. Estudos nacionais demonstram que as crianças portuguesas passam, em média, cerca de sete horas por dia em comportamentos sedentários, e que a maioria excede as recomendações relativas ao tempo máximo de ecrã — com efeitos negativos sobre a autorregulação, a exploração motora e a socialização. (Pizarro et al., 2022)

Estas tendências são frequentemente potenciadas por práticas de hiperproteção familiar e escolar, que restringem a autonomia corporal, o brincar ativo e a interação social entre pares. 


Objetivos: Face a este panorama, e considerando a introdução do domínio da Educação Física nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016), torna-se prioritário capacitar os educadores para integrar o movimento de forma intencional e estruturada no currículo, valorizando o brincar, o contacto com a natureza e a descoberta corporal numa perspetiva holística de desenvolvimento e sucesso educativo. (Pizarro et al., 2023)


Perante este cenário, torna-se fundamental dotar os educadores de conhecimentos e instrumentos pedagógicos que lhes permitam responder a estes desafios de forma consistente e sustentada. Assim, esta ação de formação visa capacitar os profissionais da Educação Pré-Escolar para integrarem o movimento com intencionalidade no currículo, reforçando o papel do corpo como mediador das aprendizagens. Com base numa visão holística da criança, pretende-se resgatar o tempo da infância, valorizando a experimentação, o brincar com significado, a criatividade, a relação com a natureza e a interação social — elementos essenciais para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional, em consonância com as OCEPE (2016).

Nota Biográfica

Professora do Domínio Científico - Educação Física na Escola Superior de Educação de Lisboa


Mestre em Desenvolvimento da Criança (na variante de desenvolvimento motor) pela Faculdade de Motricidade Humana


Professora de Educação Física na Educação Pré-escolar e 1º CEB desde 2003


  • Formadora CCPFC

  • Formadora no Centro de Formação da SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física)

  • Formadora no Centro de Formação da APEI (Associação de Profissionais de Educação Infância).

- Consultora em diversos projetos de reestruturação de espaços de Brincar em escolas


- Co-fundadora do Projeto Gera Kairos- Aprender com Tempo


- Coautora (com Ana Quitério e Nuno Ferro) da Brochura da Direção Geral da Educação com apoio da APEI (2024), “A Educação Física na Educação Pré-escolar”


- Principais áreas de Interesse: 


Importância do Brincar; qualidade dos espaços exteriores; Educação Física na Educação pré-escolar e 1º CEB; papel do adulto no acompanhamento do Brincar arriscado; integração das aprendizagens de outros domínios na educação Física.

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