
No início de março de 2025, a Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e o Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) entregaram ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) um conjunto de contributos no âmbito do processo de revisão das Aprendizagens Essenciais da Educação Física (AEEF).
Este trabalho baseou-se na auscultação de docentes, instituições de ensino superior e especialistas curriculares, visando reforçar a coerência pedagógica, a clareza das orientações e o alinhamento com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Entre as propostas destacam-se a valorização dos Programas Nacionais de Educação Física, a reorganização de conteúdos, a inclusão de novas modalidades e o reforço do papel da avaliação formativa.
Com esta iniciativa, a SPEF e o CNAPEF reiteram o seu compromisso com o desenvolvimento de um currículo mais eficaz, inclusivo e orientado para aprendizagens significativas em Educação Física.