top of page

ISTP 2024: Docência, Tecnologia e Futuro em Foco Global

Entre 22 e 24 de abril de 2024, realizou-se em Singapura a 14.ª edição da International Summit on the Teaching Profession (ISTP), uma iniciativa conjunta da Education International e da OCDE, com o apoio do governo anfitrião. Sob o tema “Reimagining Education, Realising Potential”, a cimeira centrou-se no papel dos professores como agentes centrais na concretização de sistemas educativos mais justos, inclusivos e adaptados aos desafios do século XXI.

Os debates da cimeira articularam-se em torno de três grandes eixos: o futuro da aprendizagem e as implicações para o ensino; o papel da tecnologia na transformação da educação e da formação profissional; e a importância das parcerias para apoiar a aprendizagem ao longo da vida.

O encontro destacou a necessidade de políticas que valorizem o estatuto e a autonomia profissional dos docentes, com ênfase em ambientes colaborativos, formação contínua de qualidade e abordagens centradas no bem-estar de professores e alunos. A reflexão esteve ancorada nas 59 recomendações do Painel de Alto Nível das Nações Unidas para a Profissão Docente, com foco na valorização do trabalho docente, no uso ético e pedagógico da tecnologia, e na promoção de competências globais, digitais e ecológicas.

A cimeira reafirmou ainda a relevância do diálogo social estruturado entre governos e sindicatos da educação como condição para a definição e implementação de reformas educativas sustentáveis.

A Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) sublinha a importância estratégica do ISTP como espaço de concertação internacional e fonte de orientação para o desenvolvimento de políticas públicas de educação com impacto real no quotidiano das escolas e na profissão docente.

Mais informações disponíveis em: Education International – ISTP 2024

  • Facebook
  • Twitter

©2021 by SPEF Sociedade Portuguesa de Educação Física. Proudly created with Wix.com

pi.jpg
bottom of page