
Num contexto europeu marcado por uma crescente valorização da qualidade da educação, o projeto QualiTePE – Quality of Teaching in Physical Education destaca-se como uma iniciativa estruturante para a definição, avaliação e promoção da qualidade do ensino na disciplina de Educação Física (EF). Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ (2021-2024), o projeto envolveu 11 instituições de 10 países europeus, incluindo Portugal, com o objetivo de criar um quadro comum e um instrumento digital para a avaliação formativa da qualidade do ensino da EF.
Um modelo europeu baseado em evidência
O projeto teve início com uma revisão da literatura científica e um estudo Delphi junto de peritos nacionais e europeus, tendo resultado num quadro conceptual partilhado que define seis dimensões principais da qualidade do ensino na EF, operacionalizadas em 23 subdimensões e 78 indicadores específicos. Estas dimensões incluem:
Seleção e apresentação dos conteúdos;
Gestão do tempo e da sala;
Suporte socioemocional e clima de aula;
Ativação cognitiva e motora;
Apoio à prática e avaliação formativa;
Satisfação e envolvimento do aluno.
Este referencial foi concebido com base no modelo MAIN-TEACH (Charalambous & Praetorius, 2020) e adaptado para a especificidade disciplinar da EF.
Um instrumento digital multilingue, com recolha multiperspetiva e orientado para a avaliação formativa
A par do quadro conceptual, foi desenvolvido o QualiTePE Tool, um instrumento digital disponível em 10 línguas e acessível online (qualitepe.phzh.ch), que permite uma avaliação criterial da qualidade do ensino com base na perceção de três atores: professores de EF, alunos e observadores externos.
O instrumento permite recolher e comparar diferentes perspetivas sobre a mesma aula, promovendo a autorreflexão, a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria, e o diálogo pedagógico. As respostas são anónimas, não sendo recolhidos dados pessoais, em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).
Testes-piloto e resultados da avaliação
O instrumento foi testado em dois estudos-piloto realizados nos países parceiros. Participaram 202 utilizadores no inquérito de experiência e mais de 50 cenários de ensino/aprendizagem foram avaliados com base na ferramenta.
Os principais benefícios identificados pelos utilizadores incluem:
Estruturação clara do feedback e anonimato na recolha de dados;
Facilitação da comparação entre perspetivas (aluno, professor, observador);
Suporte à reflexão crítica e à melhoria contínua da prática letiva.
Entre as limitações apontadas, destacam-se a dificuldade linguística para alunos mais jovens e a necessidade de formação adicional para a correta interpretação dos resultados. A equipa do projeto reconheceu estas limitações e disponibilizou materiais de apoio e um manual de implementação para facilitar a integração do instrumento na formação inicial e contínua de professores.
Relevância para a Educação Física em Portugal
A participação portuguesa no projeto, coordenada por João Costa (University College Cork), inscreve-se numa linha de ação que a SPEF tem vindo a acompanhar de perto: a promoção de práticas baseadas em evidência no ensino da Educação Física. O QualiTePE surge, neste contexto, como uma ferramenta que pode ser integrada na formação de professores, na supervisão pedagógica e na autoavaliação de escolas, contribuindo para o reforço da qualidade pedagógica e para a valorização profissional da docência em EF.
Aceda ao site do projeto e explore os recursos disponíveis:https://quallis.info/en/quali-tepe/
Consulte os documentos técnicos e de apoio pedagógico no repositório oficial:https://doi.org/10.5281/zenodo.12514452