
A European Physical Education Association (EUPEA) organiza no dia 17 de junho de 2025, pelas 18h00 (hora de Lisboa), o webinar Sharing Signature Pedagogies across Europe. O evento realiza-se online, com inscrição gratuita, e insere-se nas atividades do projeto PhysEd-Academy, financiado pelo programa Erasmus+. Este projeto europeu visa promover a inovação na formação inicial e contínua de professores de Educação Física, através do desenvolvimento e partilha de pedagogias de assinatura em contextos educativos diversos.
O que são pedagogias de assinatura?
O conceito de “pedagogias de assinatura” (signature pedagogies) foi originalmente formulado por Lee Shulman (2005) e designa as formas características pelas quais os profissionais de uma determinada área aprendem a pensar, a agir e a desempenhar a sua função com integridade. Trata-se, portanto, de um modelo pedagógico específico de cada profissão, que incorpora rotinas, normas e valores fundamentais à sua prática.
Embora ainda pouco vulgarizado na terminologia pedagógica portuguesa, o termo tem vindo a ser adotado em contextos académicos e em projetos europeus, como o PhysEd-Academy. No caso da Educação Física, as pedagogias de assinatura incluem, por exemplo:
Práticas baseadas na experiência corporal e na experimentação prática;
Reflexão crítica sobre a ação pedagógica;
Trabalho colaborativo e interdisciplinar;
Desenvolvimento de competências éticas e sociais através da atividade física.
Estas pedagogias têm como objetivo reforçar a identidade profissional dos docentes e promover práticas educativas coerentes com os princípios da formação humanista e inclusiva.
O Projeto PhysEd-Academy
O PhysEd-Academy reúne instituições de sete países europeus e tem como objetivo principal a conceção, experimentação e avaliação de pedagogias de assinatura para a formação de professores de Educação Física. Através da co-construção de minipacks pedagógicos entre formadores e professores em formação inicial, o projeto pretende desenvolver abordagens transformadoras e transferíveis entre diferentes contextos nacionais.
Durante o webinar, serão partilhadas experiências de participantes da Noruega, Suécia e Turquia, que refletirão sobre os processos de colaboração intercultural, os desafios da implementação pedagógica e os impactos da participação em projetos Erasmus+ no seu desenvolvimento profissional.
Pertinência para a comunidade profissional
A SPEF considera que este evento representa uma oportunidade relevante para profissionais, formadores e estudantes da área da Educação Física aprofundarem o conhecimento sobre práticas pedagógicas inovadoras e refletirem sobre os desafios da formação docente em contextos europeus. O projeto PhysEd-Academy contribui para a construção de uma linguagem pedagógica comum no domínio da Educação Física, valorizando simultaneamente a diversidade de práticas e a especificidade cultural dos sistemas educativos.
Informações e inscrição:
https://eupea.com/eupea-webinar-sharing-signature-pedagogies-across-europe/