
O Workshop os Jogos Educativos de Equipa e as Relações de Comunicação aborda questões associadas a abordagens ao ensino dos jogos educativos de equipa para o desenvolvimento de competências associados ao currículo da EF no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Tem-se generalizado a crença de que algumas atividades da Educação Física, como jogos, danças ou patinagem, entre outros, não constituem matérias de ensino, mas sim, atividade lúdica. Por outro lado, a sociedade espera da escola uma solução para os problemas daafirmação desportiva do País. Estas crenças têm contribuído para que a comunidade educativa, na sua maior parte, não reconheça e confunda o conteúdo pedagógico da Educação Física.
O cumprimento da totalidade dos objetivos constantes nas Aprendizagens Essenciais em Educação Física no 1º CEB, não são ainda uma realidade em Portugal. Existe um conjunto de aprendizagens que visam a aquisição de competências que não são implementadas, comprometendo o desejável perfil de saída dos alunos. Se as crianças não têm uma experiência qualitativa dos programas de Educação Física é provável que algumas importantes competências sejam postas em causa.
Em estudos realizados sobre a caraterização da Educação Física no 1º CEB, apontam o bloco dos Jogos para uma maior taxa de abordagem por parte dos professores, evidência que reconhece o papel dos jogos como fundamental na educação, quer no contexto escolar quer fora dele.
No entanto, a verdadeira utilidade educativa dos jogos é determinada pelos meios através dos quais o professor procura atingir os seus objetivos educativos. Tomando como referência os Objetivos Gerais da Educação Física no 1º CEB, e em especial a referência a «Cooperação com os companheiros nos jogos … », consideramos os Jogos Educativos de Equipa um meio privilegiado para a consecução destes objetivos.
A tarefa do professor, na seleção e organização de atividades, adquire alguma incerteza quando pretende adequar os jogos às características dos seus alunos. Constantemente, o professor se interroga: «Aquele jogo resultará com os meus alunos … ».
Na perspetiva dos formadores deste workshop, uma possível solução para esta questão, passa por uma opção pela classificação dos Jogos Educativos de Equipa, baseados na complexidade das relações de comunicação que se estabelecem entre os participantes, evoluindo numa lógica gradual de dificuldade e sustentada por uma avaliação constante dos comportamentos observados em jogo.
Neste sentido, o objetivo deste workshop objetivo será o de partilhar algumas ideias chave sobre esta abordagem associada ao ensino do bloco jogos do currículo do 1º CEB, procurando uma adequada diferenciação de ensino nas suas aulas e ajudar resolver o problema da adaptação do jogo ao nível de desenvolvimento da criança, além de favorecer a utilização do Jogo como Recurso Educativo no máximo do seu potencial e da sua riqueza pedagógica.
Serão 3 os formadores responsáveis pela dinamização deste workshop:
Mário Guimarães, professor auxiliar na Universidade Lusófona (ULusófona) e professor de Educação Física no AE Caparica (Aposentado). Na ULusófona desempenha as funções de Diretor e docente do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do seu trabalho como investigador publicou “A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, um estudo de representações sobre as características organizacionais do ensino e a formação contínua de professores, tese de mestrado, FCUL (2002). Foi ainda coordenador de Programas de Apoio à Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico (CM Lisboa, 1988 a 1993, DEB/Desporto Escolar, 1993-1996), diretor de departamento do Desporto na Câmara Municipal de Lisboa (2007-2013) e diretor de serviços do Associativismo Desportivo no Instituto do Desporto, IP (2000-2003). Mário Guimarães é doutorado em Educação Física e Desporto, especialidade em Pedagogia e Didática da Educação Física e do Desporto pela Universidade Lusófona.
Fátima Saraiva, Professora de EF no AE de Carcavelos, onde desempenha funções de Coordenadora de Departamento e colabora também como Professora Coadjuvante na Educação Física do 1.º CEB. É orientadora de estágio no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade Lusófona. Desempenha funções também como formadora no Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) na área da Avaliação em Educação Física e, em vários centros de formação de professores, na área da Educação Física no 1º CEB.
E Helena Alvarez, Professora de Educação Física no AE Caparica e Coordenadora da equipa do programa de coadjuvação em Educação Física no 1º Ciclo EB no AE Caparica. Já desempenhou funções como Orientadora de Estágio na Formação Inicial de Professores de Educação Física. Como formadora colabora ainda com o IAVE e também em programas de formação contínua de apoio à Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico (CNAPEF e CFPAE). Helena Alvarez é licenciada em Educação Física, no ISEF, Universidade Técnica de Lisboa, e Mestre em Supervisão da Educação Física e Desporto, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em 2007.
