
O Workshop Treino Integrado das Capacidades Motoras e uso da Tecnologia em aulas de Educação Física aborda um conjunto de questões associadas à intensidade de esforço requerida aos alunos na Educação Física (EF) e a utilização de tecnologia como uma ferramenta para a promoção e desenvolvimento de uma aptidão física associada à saúde.
Entre as questões que serão discutidas neste Workshop, destacamos as seguintes:
Qual o interesse pedagógico em se isolar nas aulas de EF, as atividades destinadas ao desenvolvimento das capacidades motoras?
Como prover uma avaliação de carácter formativo a partir dos valores inscritos
na “Zona Saudável de Aptidão Física” (ZSAF – Bateria testes Fitescola)?
Quais os dispositivos que melhor poderão concorrer para uma aptidão física associada à saúde?
Tendo por referência curricular que “elevar o nível funcional das capacidades condicionaise coordenativas gerais,…” (in aprendizagens essenciais | articulação com o perfil dosalunos, MECI) corresponde a um objetivo comum a todas as áreas das Atividades Físicas, e tendo em conta que estudos sobre o nível de esforço das aulas de EF têm demonstrado, de um modo evidente, o baixo nível de intensidade das aulas, mesmo em aulas identificadas com um “tempo destinado à prática” considerado adequado, será importante promover uma discussão em torno do interesse pedagógico em torno das metodologias que melhor poderão contribuir para o desenvolvimento das capacidades motoras.
Associado a essas metodologias, a utilização da tecnologia, através de dispositivos que registem os níveis de intensidade do esforço dos alunos, poderá ser uma opção acessível aos professores de Educação Física para monitorizarem os níveis de atividade dos seus alunos, bem como, uma oportunidade dos próprios alunos tomarem consciência e compreenderem os efeitos no seu organismo das atividades realizadas nas aulas de Educação Física.
Neste sentido, o objetivo deste workshop objetivo será o de partilhar algumas ideias chave sobre metodologias para o treino das capacidades motoras nas aulas de EF, sugerindo ainda a utilização vários dispositivos que poderão concorrer de forma positiva para os objetivos do currículo associado a uma aptidão física pela saúde.
Serão 2 os formadores responsáveis pela dinamização deste workshop:
Mário Guimarães, professor auxiliar na Universidade Lusófona (ULusófona) e professor de Educação Física no AE Caparica (Aposentado). Na ULusófona desempenha as funções de Diretor e docente do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do seu trabalho como investigador publicou “A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, um estudo de representações sobre as características organizacionais do ensino e a formação contínua de professores, tese de mestrado, FCUL (2002). Foi ainda coordenador de Programas de Apoio à Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico (CM Lisboa, 1988 a 1993, DEB/Desporto Escolar, 1993-1996), diretor de departamento do Desporto na Câmara Municipal de Lisboa (2007-2013) e diretor de serviços do Associativismo Desportivo no Instituto do Desporto, IP (2000-2003). Mário Guimarães é doutorado em Educação Física e Desporto, especialidade em Didática da Educação Física e do Desporto, pela Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa.
E o Professor Luís Bom, docente da Universidade Lusófona, Faculdade de Educação Física e Desporto, sendo o regente do Estágio Pedagógico em Educação Física. Foi docente no ISEF/ FMH entre1980 e 1994. Apresentou o Relatório de investigação “Os DOC de EF, escolas do Algarve e de Almada-Seixal” para as Provas ECDU em 1986 no ISEF de Lisboa. Foi autor do projeto dos Programas Nacionais de Educação Física e coordenou a Equipa de Redação dos Programas Nacionais de Educação Física do 1.⁰ ao 12.⁰ ano entre 1988 e 1993. Foi fundador e dirigente da APEF Almada e Seixal e do CNAPEF durante 25 anos, desde 1985. Luís Bom é licenciado em Educação Física pelo ISEF Lisboa em 1980 e professor de Educação Física no grupo de docência 260.
