
O Workshop Inovação e diversidade na avaliação da aptidão cardiorrespiratória em contexto escolar: para além do vaivém e da milha procurará concorrer para capacitar professores de Educação Física para a aplicação de métodos diversificados e inovadores de avaliação da aptidão cardiorrespiratória dos alunos em contexto escolar.
Explorando alternativas práticas e cientificamente validadas, que vão além dos tradicionais testes de vaivém e da milha, a sessão abordará o uso de testes alternativos e tecnologias inovadoras acessíveis que permitam estimar de forma rápida, válida e fiável este importante componente da aptidão física.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer protocolos adaptados à realidade escolar, escrutinar a validade e aplicabilidade dos diferentes testes, e experimentar ferramentas que promovam avaliações mais exequíveis, inclusivas e motivadoras.
Serão 3 os formadores que estarão responsáveis pela dinamização deste momento formativo:
o Professor Eduardo Teixeira, Professor Auxiliar na Faculdade de Desporto e Educação Física da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto e coordenador do Mestrado em Exercício e Saúde. É investigador no Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIDEFES), tendo como principais área de investigação os efeitos do comportamento sedentário e do exercício na qualidade do músculo esquelético e a inovação tecnológica de monitorização digital da atividade. É doutorado em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Mestre na mesma área e Licenciado em Ciências do Desporto, ramo de Treino Desportivo em Atletismo.
A Professora Carla Santos, Professora Auxiliar na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona e Assistente Convidada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É investigadora nos centros de investigação CIDEFES e CIFI2D, tendo como principais áreas de investigação a aprendizagem e o desenvolvimento motor, a epidemiologia da atividade física e a estatística aplicada às ciências do desporto e na metodologia de investigação. É doutorada em Ciências do Desporto, com especialização em Desporto, Genética e Comportamento Motor, pela Universidade do Porto.
E o Professor Fernando Paulo Cunha, Professor Auxiliar da Universidade Lusófona (Centro Universitário do Porto), sendo responsável pelas unidades curriculares ligadas à Educação Física Escolar (nomeadamente de Metodologia do Treino aplicada à referida área) e à formação profissional de Professores de Educação Física. É doutorado em Ciências do Desporto pela FADEUP.
13º Congresso Nacional de Educação Física – 13ª Edição do Congresso Nacional de Educação Física
