top of page

CNAPEF HOMENAGEIA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2022

24 DE SETEMBRO | LEIRIA – CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2022





© ALC

Leiria – Cidade Europeia do Desporto 2022 recebeu este sábado, 24 de setembro, as comemorações do Dia do Professor de Educação Física 2022, promovidas pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF).


A emblemática Igreja de Nossa Senhora da Pena, no Castelo de Leiria, onde se realizou a Cerimónia “Não há Educação sem Educação Física”, recebeu várias personalidades e entidades ligadas à Educação e ao Desporto, nomeadamente o Vereador do Desporto da CM Leiria – Carlos Palheira, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência – Alexandre Quintanilha, a Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude – Silvia Vermelho, o Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral da Educação – Hélder Pais, o Coordenador Nacional do Desporto Escolar – Rui Carvalho, entre diversas organizações nacionais e congéneres europeias, entre as quais se destaca a EUPEA – European Physical Education Association, com a presença do seu Presidente, o luxemburguês Claude Scheuer.


A Cerimónia foi naturalmente marcada pelas Homenagens aos Professores de Educação Física, com as diversas APEF (Associações regionais de Professores e Profissionais de Educação Física e Desporto que compõem o CNAPEF e que lhe dão uma validade nacional) a escolherem um Professor ou Profissional de Educação Física que consideraram um exemplo e uma referência na área.


Os Homenageados, validados pela Assembleia Geral do CNAPEF, foram: Armandina Fortes (APEF Algarve), César Sá (APEF Alto Minho), Eduardo Dantas (APEF Aveiro), Manuel Leite (APEF Braga), Victor Manuel Saraiva (APEF Castelo Branco), Luís Rama (APEF Coimbra), João Ribeiro (APEF Foz Tejo), Maria do Carmo Santos (APEF Leiria), Jorge Mira (APEF Lisboa), António Mota (APEF Porto), Abel Figueiredo (APEF Viseu) e Carlos Neto (CNAPEF).





© ALC

As comemorações, integradas no programa da Semana Europeia do Desporto e Leiria – Cidade Europeia do Desporto 2022, contaram com o apoio da autarquia local, do IPDJ e da ACES Portugal, parceiro do CNAPEF. Recordamos que esta iniciativa tem vindo a realizar-se anualmente desde 2017 e com cada vez mais adesão, com a colaboração das APEF de cada região.

Como tem sido habitual, o Jantar e Tertúlia sobre “A Educação Física e o Desporto na Escola” encerrou o Dia Europeu do Professor de Educação Física, num momento de reflexão partilhada.



© ALC

Esta foi a primeira de muitas atividades que o CNAPEF tem preparadas para os próximos meses em Leiria, com destaque para o 12º Congresso Nacional de Educação Física (29 e 30 de Outubro) e para o EUPEA Forum (3 a 6 de Novembro).

Declarações:

Avelino Azevedo – Presidente do CNAPEF

“O trabalho desenvolvido pelo CNAPEF, em conjunto com as APEF, tem tido um sucesso assinalável e até um reconhecimento a nível internacional, como comprova o facto de hoje termos realizado a primeira reunião do projeto europeu do ‘Dia Europeu do Professor de Educação Física’, que poderá contagiar as nossas congéneres europeias. Temos muita satisfação e orgulho neste trabalho colaborativo de promover a educação física, o desporto e a atividade física através dos seus profissionais.”

Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude – Silvia Vermelho

“O facto deste segundo dia da Semana Europeia do Desporto ser dedicado aos Professores de Educação Física é sinónimo da forma como olhamos para estes profissionais. Estes Professores são os Aliados do Desporto e da Atividade Física nas escolas e determinantes no nosso desenvolvimento humano e todas as suas dimensões.”

Vereador do Desporto da CM Leiria – Carlos Palheira

“A Educação Física tem um papel muito especial na nossa Cidade Europeia do Desporto 2022. É uma área que é vital para o desenvolvimento humano e essencial para que se criem hábitos de vida saudável que se prolonguem por toda a vida. Quem começa com boas aprendizagens e boas experiências, irá aproveitá-las ao longo da vida.”

Presidente da EUPEA – Claude Scheuer

“As ações incluídas na Semana Europeia do Desporto têm a sua importância. É uma semana que nos dá a oportunidade e visibilidade de expormos as nossas preocupações, mas temos de fazer com que as ações e hábitos promovidos ao longo destes dias se prolonguem durantes as 52 semanas do ano.”

Press Release nº2/2022


144 visualizações0 comentário
bottom of page