top of page

Webinar - Avaliação Externa e Avaliação Interna na Promoção das Aprendizagens em Educação Física


Dando continuidade aos WEBINARS dinamizados no ano letivo 2022/2023, o CNAPEF e a SPEF irão realizar no próximo dia 26/4/2023 um seminário online, em formato WEBINAR, centrado na temática da Avaliação Externa e Avaliação Interna na promoção das Aprendizagens na Educação Física.


Esta ação de formação de curta duração (4H) tem como principal finalidade partilhar e discutir um conjunto de informações e orientações com os docentes de Educação Física (EF) que consigam concorrer para uma mais válida e fidedigna caracterização das aprendizagens conseguidas pelos alunos, com referência ao currículo da Educação Física e numa lógica essencialmente formativa.


Na base desta iniciativa estará o trabalho que tem sido realizado pelo IAVE na construção das Provas de Aferição de EF e o trabalho que alguns Grupos/Departamentos de EF têm concretizado no desenvolvimento de processos de avaliação interna das aprendizagens dos alunos nesta disciplina.


Contamos com a sua participação para mais um momento de valorização do Currículo na Educação Física.



Moderação realizada por João Ramalho (CNAPEF e APEF Castelo Branco)


Objetivos

  • Partilhar informação acerca dos principais fatores a considerar na criação de situações de avaliação, critérios de avaliação e de descritores de desempenho relacionados com o apuramento das aprendizagens conseguidas pelos alunos na Educação Física.

  • Conhecer práticas de formação interpares para aferição de critérios de avaliação associados a processos de avaliação dos alunos na Educação Física “em tempo real”.

  • Conhecer boas práticas associadas ao aproveitamento das situações de avaliação construídas para as provas de aferição para uma consequente promoção das aprendizagens dos alunos na Educação Física.

  • Reforçar a utilidade das Provas de Aferição na Educação Física como um instrumento que valoriza o currículo da Educação Física.

  • Concorrer para construir um documento que sintetize um conjunto de orientações na utilização de criação, aplicação e desenvolvimento de situações de avaliação com capacidade de recolher dados sobre as aprendizagens dos alunos face aos referenciais curriculares para a Educação Física.

Cronograma

O Webinar está agendado para o dia 26 de abril, entre as 15h00 às 19h00.


HORÁRIO / DESCRIÇÃO / INTERVENIENTES


15:00 -15:20 - Sessão de Abertura

Avelino Azevedo – CNAPEF; Nuno Fialho – CNAPEF; Nuno Ferro – SPEF


15:00 - 15,50 - Os contributos dos processos de avaliação para a promoção das aprendizagens dos alunos na Educação Física - Paula Batista – FADEUP


15:50-16:20 - Desafios associados à criação das Provas de Aferição de EF. Perspectiva do IAVE - Luís Santos – IAVE


16:20-16:40 - Perguntas dos participantes

e Intervalo


16:40-17:40 - Contributos das Provas de Aferição de EF para a melhoria das práticas de avaliação interna das aprendizagens dos alunos na Educação Física.

Perspectiva dos GEF/DEPAE de Carcavelos (ES de Carcavelos); João Marques (AE Silves Sul)

e António Leitão (Colégio Pedro Arrupe)


17:40-18h00 - Desafios no desenvolvimento de processos de avaliação promotores das aprendizagens dos alunos na Educação Física. Perspectiva do Ministério da Educação - Antonieta Ferreira (SEE)


18:00-18:10 - Perguntas dos Participantes do WEBINAR


18:10-18:30 - Desafios no desenvolvimento de processos de avaliação promotores das aprendizagens dos alunos na Educação Física.

Perspectiva do Movimento Associativo na EF

Avelino Azevedo – CNAPEF

Nuno Ferro – SPEF


18:30-19:00 Questionário aos participantes - Nuno Fialho – CNAPEF


Público Alvo

Professores de Educação Física dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.


Modalidade de Formação


Nos termos dos artigos 2.º- alínea e), 3.º, 4.º – alínea b) e 5.º, do Despacho n.º 5741/2015, para os efeitos previstos no artigo 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a participação nesta ação de formação, com a duração de 4 horas, poderá relevar para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.


Inscrições


A taxa de inscrição individual é a seguinte:

  • Associados de qualquer APEF ou SPEF – 4,50 euros (mediante comprovativo da validade de associação a uma qualquer APEF ou à SPEF);

  • Não associados das APEFS ou da SPEF – 9 euros.

  • Estudantes que estejam a realizar licenciatura e/ou mestrado na área da Educação Física não pagam (mediante comprovativo de estudante no presente ano letivo)

Inscrições até dia de 24 de abril de 2023, pelas 21:00h, estando limitadas à capacidade da plataforma zoom.

A inscrição é realizada, obrigatoriamente, através do preenchimento de um formulário digital. Para conseguir completar a sua inscrição terá de ter em sua posse, para upload, o comprovativo da transferência bancária em formato digital (PDF ou JPEG).


192 visualizações2 comentários
bottom of page