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Webinar sobre Avaliação em Educação Física junta 150 profissionais em formação





No dia 26 de abril de 2023 realizou-se um seminário online, em formato WEBINAR, dedicado à temática da Avaliação Externa e Avaliação Interna na promoção das Aprendizagens na Educação Física e promovida pelos Centros de Formação do CNAPEF e da SPEF.


CNAPEF e SPEF promoveram ação de formação acreditada que juntou 150 professores de Educação Física e que contou com a intervenção dos professores Luis Costa (Escola Secundária de Carcavelos), João Marques (Agrupamento de Escolas Silves Sul), António Leitão (Colégio Pedro Arrupe), da Prof.ª Dr.ª Paula Batista da FADEUP, o Dr. Luís Santos, Presidente do Conselho Diretivo do IAVE, Dra.ª Paula Simões, Diretora de Serviços do IAVE e da Dra.ª Antonieta Ferreira, assessora do Ministro da Educação.


Durante cerca de 4 horas foi possível assistir a um conjunto de intervenções, centradas no desenvolvimento do currículo da Educação Física, tendo como ponto de partida as Provas de Aferição na Educação Física, e as possibilidades de estruturação de dinâmicas de trabalho em torno da Avaliação Interna, com vista à melhoria na concretização de aprendizagens significativas na disciplina de Educação Física.


Numa perspectiva transversal às intervenções, destacamos os seguintes 6 pontos:

  1. As dinâmicas de trabalho colaborativo em torno dos processos de avaliação interna são determinantes para a construção de uma ideia de “projeto” de desenvolvimento curricular, na estreita relação entre a avaliação formativa e as opções curriculares em cada escola.

  2. As Provas de Aferição constituem-se como um importante contributo para recolha de evidências que suportem a tomada de decisão em cada escola pelo que a sua continuidade e a análise de dados que dela resultam são determinantes para a solidez do Projeto de Educação Física de cada AE/Escola.

  3. O envolvimento dos alunos no processo de avaliação, numa perspectiva de avaliação participada, é determinante para o significado das aprendizagens, relevando-se o papel do Professor enquanto agente gestor do currículo em conjunto com os alunos.

  4. Existem fortes indícios que as aprendizagens na Educação Física, pela sua especificidade, foram severamente prejudicadas pela Pandemia Covid-19, havendo necessidade de implementar processos de mitigação desses efeitos.

  5. A flexibilidade na gestão do currículo de Educação Física é garantida pelo conjunto das experiências de aprendizagem desenvolvidas ao longo da escolaridade, pelo que a efetividade da Educação Física curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico, para todos os alunos, em todas as escolas, é um elemento determinante neste processo.

  6. Pela sua importância para o sucesso dos alunos e trabalho dos professores há a necessidade de continuar a proporcionar momentos de partilha e formação relacionados com a Avaliação das Aprendizagens dos Alunos na Educação Física.

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