top of page

Ética Summit 2022 - Ética e Fair Play no Desporto


Press Release - "Ética Summit" a decorreu com forte participação sobre temas pertinentes sobre a Ética e Integridade no Desporto


Decorreu, desde o passado dia 30 de outubro, até ao dia 2 de outubro, o evento "ÉTICA SUMMIT 2022", o qual centrou os seus objetivos estratégicos na promoção do debate, da reflexão, da partilha de ideias, do conhecimento e das boas práticas sobre a ética, o fair play no desporto.


Sendo um evento 100% online, teve o seu centro operacional e técnico instalado na Faculdade de Motricidade, na Cruz Quebrada, a partir de onde, a emissão das sessões que compõem o programa do evento foram transmitidas para todo o espaço lusófono.


Durante 3 dias, 48 oradores especialistas de vários países de língua oficial portuguesa, partilharam as suas ideias e conhecimento, em conferências, mesas redondas e workshops, sobre diversos temas como os "valores da ética", a "manipulação genética", o "racismo e a xenofobia", a "manipulação dos resultados", a dopagem e antidopagem", ou o "desporto profissional versus o desporte amador", "boa e transparência", "infiltração criminosa no desporte" e ainda, "inclusão e igualdade".


Este evento visou envolver todos aqueles que direta, ou indiretamente, se relacionam e/ou intervêm no mundo desportivo, como atletas, treinadores, árbitros e juízes, professores, investigadores, médicos, jornalistas, profissionais, estudantes e adeptos em geral.


Ao mesmo tempo, pretendeu-se que o Ética Summit, fosse uma oportunidade para as estruturas desportivas de base e as instituições da sociedade civil assumirem o compromisso em torno da promoção da ética e da integridade no desporto, no triângulo da Lusofonia. Neste sentido, de destacar que cerca de 100 entidades (associações, federações, confederações e outras), formalizaram o seu apoio ao evento, algo que denota uma elevado interesse demonstrado pela necessidade de reforçar a promoção da ética e integridade do desporto.


No dia 30 de setembro tivemos a sessão de abertura, com a presença do Presidente do Panathlon Clube de Lisboa - Mário Almeida, do Presidente do Conselho Federal de Educação Física - Cláudio Bochi, do vogal da Direção do Instituto Português do Desporto e Juventude - Carlos Pereira; do Presidente da Fundação do Desporto - Paulo Paulo Frischknecht, do Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores - Pedro Sequeira e do Presidente do Panathlon Distrito do Brasil, tendo sido unânime a ideia de que o evento "Ética Summit" é uma enorme oportunidade para a mobilização de todos em torno das problemáticas relacionadas com a ética desportiva.


No dia 01 de Outubro, tivemos painéis temáticos com grande participação e com forte debate, como foram os casos de "Desafios atuais: a genética no desporto" e "O desporto e o desenvolvimento de valores, desde as idades jovens", "Integridade do desporto - novos riscos e novas exigências", "Boa governança e transparência - fatores de credibilidade e sustentabilidade", "Infiltração criminosa no desporto - enquadramento normativo em vigor" e "Desporto profissional / amador - especificidades em matéria de integridade".

No dia 02 de outubro, os principais temas de debate foram "Dopagem e antidopagem - situação nos países lusófonos", "Antidopagem e princípios éticos fundamentais", Workshop F: "Sanções na Antidopagem - suficientemente dissuasivas?", Inclusão e igualdade - abordagem ético-jurídica", "Racismo e xenofobia - desporto unificador e divisor" e "Igualdade de género - ação para a inclusão e combate à discriminação".


Mais de 1000 participantes registados neste evento, que se distribuíram pelos diversos painéis, nos diversos dias, tiveram a oportunidade de assistir a um certame muito rico, quer no seu conteúdo, quer nas reflexões geradas em cada sessão. De destacar as partilhas levadas a cabo entre os participantes de diferentes comunidades lusófonas. Ficou claro ainda, a necessidade de se estabelecerem estratégias para que as organizações dos diferentes países possam trabalhar em conjunto, visando a convergência, a mobilização, a partilha de recursos e capacidade de gerar mais informação e mais formação de todos os agentes desportivos.


Na sessão de encerramento, para além de Mário Almeida (Presidente do Panathlon Clube de Lisboa), Fábio Figueiras (do Chair do Evento) e de Jorge Carvalho (membro da CE do evento), estiveram presentes Almir Adolfo Gruhn (Presidente da FIEFE), de Avelino Azevedo (Presidente da CNAPEF), Mariana Carvalho (Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais) e de Luís Sardinha (Presidente da Faculdade de Motricidade Humana).


De acordo com a organização, o evento cumpriu os objetivos propostos, tendo sido o primeiro do género organizado no espaço lusófono. Primeiramente, porque se assumiu como um evento gerado no seio das organizações desportivas, para a sociedade civil e desportiva. Depois, porque permitiu uma forte colaboração entre organizações de diferentes países de língua oficial portuguesa, que trabalharam em conjunto desde há um ano atrás, altura em que se iniciou a preparação do Ética Summit. E por último, lançou o debate sobre temas até há bem pouco tempo, considerados "tabús", para os quais é fundamental marcar uma agenda estratégica e mobilizadora em todos os países lusófonos.


Este evento não teria sido possível sem o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Fundação do Desporto, da Conselho Federal de Educação Física, do Panathlon Distrito do Brasil, da Faculdade Motricidade Humana, da SportMagazine, do Jornal A Bola, da RTP e ainda da EDUGEP (parceira digital) e das entidades que constituem a Comissão de Honra e a Comissão de Apoio Institucional.

-------------------------------

Considerando a importância do fato de tratar de um evento inovador e de grande importância estratégica e de extrema oportunidade, face ao atual contexto desportivo, iremos disponibilizar os vídeos das comunicações efetuadas em todos painéis, no website do evento.

Pela ética e pela integridade, precisamos de todos nesta jornada. Temos de estar juntos na construção de um compromisso corajoso em torno dos valores do espírito! A comunicação social é fundamental para o efeito.

Estaremos disponíveis, para qualquer esclarecimento necessário e/ou para depoimento final sobre o evento, através do Presidente do Panathlon Clube de Lisboa - Engº. Mário Almeida (telefone 912 939 191)

Para mais informações acompanhe-nos, em:

https://eticasummit.panathlonlisboa.pt/ (site)

https://www.facebook.com/eticasummit (ver fotos) https://www.instagram.com/eticasummit/ https://mobile.twitter.com/eticasummit_pcl/ https://www.linkedin.com/company/etica-summit/ Disponibilizando-nos para todo e qualquer esclarecimento necessário.

Na expectativa da vossa colaboração, despedimo-nos dos melhores cumprimentos e saudações desportivas.

P'la ORGANIZAÇÃO DO ÉTICA SUMMIT

José Carvalho

Comunicação e Marketing

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page