top of page

Disseminação do Projeto European Physical Education Observatory (EuPEO)


O Projeto European Physical Education Observatory, em desenvolvimento desde 2018, é financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus Plus Sport e coordenado pelo Laboratório de Pedagogia da Faculdade de Motricidade Humana em parceria com a Sociedade Portuguesa de Educação Física. Esta parceria colaborativa europeia envolve a colaboração de doze parceiros institucionais de oito países (Portugal, França, Alemanha, República Checa, Hungria, Suíça, Irlanda, Eslovénia), incluindo associações profissionais de professores de educação física e universidades ou centros de investigação, num total de 22 investigadores.

Como missão, o projeto irá informar a futura plataforma do Observatório Europeu de Educação Física ao estabelecer pontes entre diretrizes, conceitos para monitorização e avaliação nos sectores da educação, desporto, saúde e diferentes conjuntos de indicadores, no sentido de encorajar a promoção do desenvolvimento da educação física, desporto escolar e outras formas de atividade física escolar de qualidade na Europa. Para cumprir a sua missão, o projeto EuPEO prevê converter experiências anteriores de monitorização e avaliação em educação física, atividade física nos sectores da educação e saúde publica, num sistema de monitorização compreensivo e aplicável através do desenvolvimento da plataforma EuPEO, do Manual de Avaliação Externa (MEA) e do Dispositivo de Monitorização Interna (TIM).

No próximo dia 28 de abril (4ª feira), a Sociedade Portuguesa de Educação Física, parceira nacional do projeto, irá levar a efeito uma sessão de disseminação do projeto europeu EuPEO que se realizará via Zoom, entre as 17h00 e as 20h00, sob o título: Observatório Europeu de Educação Física - A Qualidade da Educação Física a partir da cooperação entre investigadores, decisores políticos, escolas e professores.

PROGRAMA

1º Dia – apresentação institucional do projeto e debate possibilidades e dificuldades na gestão e implementação de uma rede nacional do EuPEO, com a participação de convidados institucionais.

2º Dia – workshop centrado no envolvimento dos professores e escolas que integraram a aplicação piloto dos instrumentos criados pelo projeto; análise e discussão da pertinência dos dados obtidos e aplicabilidade dos resultados na definição de estratégias de intervenção.

Mantenha-se informado através do site www.eupeo.eu



106 visualizações0 comentário
bottom of page