Um e-book imprescindível e de acesso gratuito - Edições FADEUP
- Spef Spef
- 22 de fev.
- 2 min de leitura

Os editores Paula Batista, Amândio Graça e Luísa Estriga apresentam o e-book Orientações para uma Educação Física que Abrace a Diversidade: Componentes curriculares da aptidão física e dos jogos de invasão, das edições FADEUP. A obra é o resultado da construção conjunta de conhecimento e experiências pedagógicas desenvolvidas em contextos de estágio e visa oferecer suporte a professores e instituições de formação na promoção de uma Educação Física de qualidade, inclusiva e orientada para a justiça social.
O e-book está organizado em cinco capítulos:
O primeiro capítulo introduz os princípios de uma Educação Física comprometida com a equidade e a diversidade.
O segundo capítulo apresenta estratégias e instrumentos para conhecer os alunos e adaptar o ensino às suas necessidades.
O terceiro capítulo discute a avaliação como ferramenta central para a aprendizagem, propondo princípios e estratégias que envolvam ativamente os alunos no processo educativo.
O quarto capítulo foca-se na aptidão física, oferecendo diretrizes para a implementação de um modelo de educação para a saúde.
O quinto capítulo aprofunda os jogos de invasão e está dividido em quatro subcapítulos: o primeiro explora o potencial inclusivo dos jogos, enquanto os três subsequentes abordam o andebol, o basquetebol e o futebol, apresentando princípios pedagógicos para um ensino que valorize a diversidade.
Além dos pressupostos concetuais e propostas de ensino, o e-book inclui hiperligações para estudos de investigação-ação desenvolvidos por estagiários com turmas e alunos reais e para vídeos complementares para apoiar a implementação das propostas pedagógicas.
O e-book é de ACESSO GRATUITO, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e está disponível em português e inglês nos seguintes links:
📘 Versão em português: [Aceder aqui] https://lacm.fade.up.pt/files/PST-PRIPE/PDF/e-book_PST-PRIPE_PT.pdf
📗 Versão em inglês:[Aceder aqui] https://lacm.fade.up.pt/files/PST-PRIPE/PDF/ENG/e-book_PST_PRIPE_EN.pdf
Como referenciar:
Batista, P., Graça, A., & Estriga, L. (Eds.) (2024). Orientações para uma Educação Física que Abrace a Diversidade: Componentes curriculares da aptidão física e dos jogos de invasão. Editora FADEUP, Porto.
Batista, P., Graça, A., & Estriga, L. (Eds.) (2024).Guidelines for Physical Education that Embraces Diversity: Curricular components of physical fitness and invasion games. Editora FADEUP, Porto.




Comentários