top of page

Um e-book imprescindível e de acesso gratuito - Edições FADEUP


ree

Os editores Paula Batista, Amândio Graça e Luísa Estriga apresentam o e-book Orientações para uma Educação Física que Abrace a Diversidade: Componentes curriculares da aptidão física e dos jogos de invasão, das edições FADEUP. A obra é o resultado da construção conjunta de conhecimento e experiências pedagógicas desenvolvidas em contextos de estágio e visa oferecer suporte a professores e instituições de formação na promoção de uma Educação Física de qualidade, inclusiva e orientada para a justiça social. 


O e-book está organizado em cinco capítulos:


  • O primeiro capítulo introduz os princípios de uma Educação Física comprometida com a equidade e a diversidade.

  • O segundo capítulo apresenta estratégias e instrumentos para conhecer os alunos e adaptar o ensino às suas necessidades.

  • O terceiro capítulo discute a avaliação como ferramenta central para a aprendizagem, propondo princípios e estratégias que envolvam ativamente os alunos no processo educativo.

  • O quarto capítulo foca-se na aptidão física, oferecendo diretrizes para a implementação de um modelo de educação para a saúde.

  • O quinto capítulo aprofunda os jogos de invasão e está dividido em quatro subcapítulos: o primeiro explora o potencial inclusivo dos jogos, enquanto os três subsequentes abordam o andebol, o basquetebol e o futebol, apresentando princípios pedagógicos para um ensino que valorize a diversidade. 

 

Além dos pressupostos concetuais e propostas de ensino, o e-book inclui hiperligações para estudos de investigação-ação desenvolvidos por estagiários com turmas e alunos reais e para vídeos complementares para apoiar a implementação das propostas pedagógicas.


O e-book é de ACESSO GRATUITO, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e está disponível em português e inglês nos seguintes links: 




Como referenciar: 

Batista, P., Graça, A., & Estriga, L. (Eds.) (2024). Orientações para uma Educação Física que Abrace a Diversidade: Componentes curriculares da aptidão física e dos jogos de invasão. Editora FADEUP, Porto. 

Batista, P., Graça, A., & Estriga, L. (Eds.) (2024).Guidelines for Physical Education that Embraces Diversity: Curricular components of physical fitness and invasion games. Editora FADEUP, Porto. 

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2021 by SPEF Sociedade Portuguesa de Educação Física. Proudly created with Wix.com

Zona privada do site
bottom of page