Educação inclusiva: um desafio permanente
- Sociedade Portuguesa de Educação Física
- há 3 dias
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A realização deste ciclo de webinars, organizado pelo Conselho Nacional de Educação em parceria com o CFAE Centro Oeste, enquadra-se na discussão sobre os valores e práticas vigentes em escolas portuguesas no contexto da educação inclusiva.
Para que todos os alunos possam ter acesso a uma educação equitativa e inclusiva, é necessário efetuar mudanças significativas na “gramática escolar”.
As escolas portuguesas empreenderam este caminho de mudança, em particular após a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 julho.
Trata-se, sem dúvida, de uma mudança estrutural que abrange múltiplos fatores e que, apesar de ter conseguido avanços significativos, encara muitos desafios.
O Conselho Nacional de Educação tem dedicado particular atenção e interesse a esta área, através de iniciativas e de Recomendações e, neste sentido, realiza agora um ciclo de webinars, no âmbito das atividades da 5.ª Comissão Especializada Permanente Democratização e Desigualdades Educativas, com o objetivo de discutir a implementação da educação inclusiva e os desafios que ainda permanecem.
O ciclo de webinars tem como tema Educação Inclusiva: um desafio permanente e foca-se em três aspetos críticos da melhoria da educação inclusiva nas escolas:
a) a organização da escola para a inclusão,
b) a rentabilização de recursos e
c) a formação de docentes.
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