top of page

Encerramento da campanha nacional «Agora Tu, Ativa-te!»

há 23 horas
2 min de leitura

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ), promove, no próximo dia 26 de setembro de 2026, às 16h00, no Centro Nacional Desportivo do Jamor, a cerimónia de encerramento da Campanha Nacional de Promoção da Atividade Física e Desportiva «Agora Tu, Ativa-te!».

Integrada no Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa — SUAVA, a campanha procura sensibilizar a população portuguesa para a importância da atividade física e incentivar a adoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis. O SUAVA corresponde ao investimento RE-C01-i09 do Plano de Recuperação e Resiliência e é promovido pelo IPDJ.

Partindo da constatação de que o sedentarismo continua a representar um importante desafio para a saúde e o bem-estar da população, a campanha «Agora Tu, Ativa-te!» pretende:

  • aumentar a literacia para a atividade física, reforçando a confiança, a motivação e o conhecimento necessários à adoção de um estilo de vida ativo;

  • demonstrar que todas as pessoas podem integrar mais movimento nas suas rotinas quotidianas, independentemente da idade ou da condição física;

  • divulgar oportunidades, iniciativas e locais para a prática de atividade física e desportiva;

  • promover a utilização da plataforma tecnológica APPTIVA.

Plataforma APPTIVA

A APPTIVA é uma aplicação web e móvel, de utilização gratuita, destinada a promover a atividade física e os comportamentos saudáveis.

Entre as suas funcionalidades encontram-se:

  • disponibilização de conteúdos educativos personalizados;

  • consulta da oferta das entidades parceiras, das iniciativas existentes e dos locais disponíveis para a prática;

  • integração com outras aplicações e dispositivos de monitorização da atividade física;

  • participação em desafios e atividades;

  • acesso a recompensas e benefícios associados à prática.

A campanha foi desenvolvida através de diferentes meios de comunicação e de um percurso nacional de ações de sensibilização, procurando aproximar a atividade física da população e mostrar que pequenas alterações nas rotinas diárias podem contribuir para a saúde física e mental, o bem-estar e a qualidade de vida.

No âmbito do SUAVA, estão igualmente disponíveis estudos e relatórios sobre a prática de atividade física e desportiva em Portugal, incluindo o diagnóstico nacional e a primeira e segunda avaliações do Estudo da Prática de Atividade Física e Desportiva da População Portuguesa.

Informações sobre a cerimónia

  • Data: 26 de setembro de 2026

  • Hora: 16h00

  • Local: Centro Nacional Desportivo do Jamor

  • Morada: 1495-751 Cruz Quebrada

  • Estacionamento: junto ao Parque da Canoagem

  • Confirmação de presença: até 24 de setembro

  • Correio eletrónico: suava@ipdj.pt

A Sociedade Portuguesa de Educação Física associa-se à divulgação desta iniciativa, reconhecendo a importância das políticas públicas, da investigação e dos instrumentos de apoio que contribuam para aumentar os níveis de atividade física e desportiva da população portuguesa.

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

©2021 by SPEF Sociedade Portuguesa de Educação Física. Proudly created with Wix.com

Zona privada do site
bottom of page