GoPE! lança a primeira edição dos “Country Cards” sobre Educação Física Global
- Sociedade Portuguesa de Educação Física

- 9 de out.
- 3 min de leitura

Portugal integra observatório internacional que monitoriza políticas e práticas de Educação Física em 159 países
O Global Observatory for Physical Education (GoPE!) lançou, em setembro de 2025, a primeira edição dos seus “Country Cards”, uma iniciativa de alcance mundial que visa monitorizar e promover a Educação Física de qualidade e a atividade física escolar em 159 países. O lançamento decorreu durante a Conferência HEPA Europe 2025, assinalando um marco importante na consolidação de uma rede global dedicada à observação e melhoria das políticas públicas neste domínio.
Esta primeira edição reúne dados validados por representantes nacionais e voluntários (GoPE! Country Contacts), constituindo uma ferramenta de referência para decisores políticos, investigadores, docentes e organizações da sociedade civil. As fichas nacionais estão disponíveis em inglês e traduzidas para 59 outras línguas, podendo ser consultadas no portal oficial: www.globalphysicaleducationobservatory.com.
De acordo com o Professor Doutor João Martins, copresidente do GoPE! e docente da Universidade de Lisboa, “o observatório está comprometido em produzir e disponibilizar informação global de elevada qualidade sobre a Educação Física e a atividade física escolar, de forma regular e sustentada nos próximos anos.”
A metodologia do GoPE! baseia-se em padrões internacionais e foi inspirada no Global Observatory for Physical Activity (GoPA!). Os indicadores incluídos nas fichas nacionais abrangem áreas como:
Políticas nacionais de Educação Física (currículo, obrigatoriedade e carga horária mínima);
Sistemas nacionais de vigilância e monitorização da disciplina;
Participação de adolescentes em atividades físicas escolares;
Investigação e intervenções científicas no âmbito da Educação Física.
Os resultados mostram que mais de 82% dos países possuem um currículo nacional de Educação Física no ensino básico e secundário. Contudo, apenas cerca de metade estabelece tempos mínimos obrigatórios para a disciplina. Além disso, apenas 28,5% dos países dispõem de sistemas nacionais de monitorização da implementação das políticas de Educação Física. No campo da investigação, apenas 35% dos países — sobretudo de rendimento elevado — registaram publicações científicas sobre Educação Física e atividade física escolar.
Segundo o Professor Doutor Marcos Onofre, também copresidente do GoPE! e docente da Universidade de Lisboa, “o observatório representa uma contribuição essencial para a monitorização da qualidade da Educação Física e para o fortalecimento das políticas públicas nesta área.”
O lançamento incluiu ainda o GoPE! Physical Education Policy Directory, um repositório pesquisável com mais de 500 documentos nacionais de política educativa, e um portal interativo que permite comparar dados entre países e gerar visualizações personalizadas. Este trabalho é complementado pelo GoPA! (Global Observatory for Physical Activity), que apresentou simultaneamente a sua terceira edição de Country Cards sobre atividade física global.
O GoPE! incentiva investigadores, docentes, decisores políticos e profissionais da saúde pública a utilizarem os “Country Cards” como instrumento de melhoria dos sistemas nacionais de Educação Física, reforçando o compromisso global com a equidade, inclusão e promoção da saúde e educação de qualidade.
Contributo português no GoPE!
Portugal assume um papel de destaque no Global Observatory for Physical Education, com liderança científica e institucional assegurada pelos Professores Doutores João Martins e Marcos Onofre, ambos da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Esta participação reforça o compromisso nacional com a produção de conhecimento e a promoção de políticas educativas e desportivas baseadas em evidência científica.
Mais informações:
🔗 LinkedIn: Global Observatory for Physical Education – GoPE!
🔗 Instagram: @gopa_gope_official
🔗 X (Twitter): @network_gope




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